Após 29 anos, Sesiminas acaba com Companhia de dança

A decisão pegou de surpresa boa parte dos dançarinos do corpo artístico

por Ana Clara Brant 14/06/2018 14:03
Mauro Marques/divulgacao
(foto: Mauro Marques/divulgacao )
Depois de atuar sem interrupção por 28 anos, a Companhia de Dança Sesiminas foi extinta. Criado na época da inauguração do Centro de Cultura Nansen Araujo, em Belo Horizonte, o grupo reunia jovens bailarinos brasileiros de formação clássica. A companhia contava com nove integrantes, funcionários do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A decisão pegou de surpresa os artistas do corpo artístico. Bailarinos, que não quiseram se identificar, contaram que o grupo foi convocado para uma reunião, há cerca de 15 dias, e informado sobre a interrupção das atividades.

A assessoria de comunicação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entidade responsável pelo Sesiminas, informa que a decisão de pôr fim à companhia de dança é consequência da crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos, que afetou empresas e o próprio Sesi.

O grupo Sesi, de acordo com a assessoria de imprensa, tem se esforçado para prosseguir mantendo importantes atividades na área artística no estado. São vinculados ao Sesi cinco centros culturais, cinco galerias e oito teatros, além da Orquestra de Câmara Sesiminas e do Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.

"Em todos esses espaços, nossos palcos estarão sempre à disposição dos bailarinos mineiros. E o Sesi ainda conta com escolas de cultura que oferecem cursos de dança e têm promovido espetáculos com a contratação de companhias em todo estado", informa a nota.

MAIS SOBRE E-MAIS