Eva Todor era conhecida por humor fino que virou marca registrada de seus personagens

Atriz trabalhou em TV, cinema e teatro em seus 80 anos de carreira. Neste domingo (11), ela morreu aos 98 anos em decorrência de uma pneumonia

por Estadão Conteúdo 11/12/2017 08:45
Globo/Divulgação
Na novela 'Top model', de Walther Negrão e Antônio Calmon, interpretou Morgana. (foto: Globo/Divulgação)
A atriz Eva Todor morreu na manhã deste domingo (10), em sua casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia. Ela tinha 98 anos. Eva também sofria de Mal de Parkinson e Alzheimer, além de problemas cardíacos. O velório público está marcado para esta segunda-feira (11), das 9h às 11h, no Teatro Municipal da capital fluminense. A cerimônia continuará no Cemitério do Caju, onde seu corpo será cremado às 16h. 

Eva estava longe da TV desde Salve Jorge, da Globo, exibida em 2012. Nascida Eva Fódor Nolding, em Budapeste, capital da Hungria, a atriz atuou em diversos trabalhos, entre telenovelas, minisséries e especiais. Foram 80 anos de carreira. Sempre bem-humorada, o nome da atriz se destacou na TV, no cinema e no teatro nacional.

Seu papel mais marcante foi o de Kiki Blanche, em Locomotivas (1977), de Cassiano Gabus Mendes, primeira novela colorida no horário das 19h. Na trama, Eva também marcou sua estreia na Globo. A atriz atuou ainda em Coração alado (1980) e Sétimo sentido (1982), ambas de Janete Clair. Com Aguinaldo Silva fez O outro (1987) e Suave veneno (1999). Trabalhou em Top model (1989), de Walther Negrão e Antônio Calmon.
 
Outros trabalhos da atriz foram em O cravo e a rosa (2000), de Walcyr Carrasco e Mario Teixeira; em América (2005) e Caminho das índias (2009), de Gloria Perez. Fez participação especial no remake de Ti ti ti, de Maria Adelaide Amaral, em 2010. Também atuou em minisséries e especiais, como Brava gente, Você decide, Malhação, Hilda Furacão, Sob nova direção, A diarista e Casos e acasos.

Eva nasceu em 9 de novembro de 1919. A atriz veio com a família para Brasil para fugir da Europa pós-guerra. Ainda criança, aos 9 anos, já havia se apresentado em espetáculos de dança solo no Theatro Municipal de São Paulo. Nos anos 1930, o teatro chegou à sua vida a partir de um convite de Mário Nunes, então crítico do Jornal do Brasil, para atuar em uma peça com Dulcina de Moraes, mas a atriz não foi aprovada.
 
Globo/Divulgação
Eva Todor foi Kiki Blanche em 'Locomotivas' (1977), seu papel mais marcante. (foto: Globo/Divulgação)

OSCARITO Entretanto, Nunes a convidou para fazer teatro de revista no Teatro Recreio. Com o sucesso, foi convidada para atuar em Os dois ladrões (1960), de Carlos Manga, seu primeiro longa-metragem. No filme, contracenou com Oscarito. No ano seguinte, em 1961, estreou na televisão, contratada pela TV Tupi para protagonizar As aventuras de Eva e para participar de E nós, aonde vamos?, última novela da autora cubana Glória Magadan escrita no Brasil, em 1970.

Eva ainda fez papéis dramáticos, como em De olho na Amélia, de Georges Feydeau, que lhe rendeu o Prêmio Molière de melhor atriz, em 1969. Mas se destacou atuando com o que chamava de “gênero Eva”, um humor fino que virou sua marca registrada. Seu último trabalho na TV, em Salve Jorge, repetiu a parceria com Glória Perez, interpretando Dália. No mesmo ano, fez participação especial em As brasileiras. Eva Todor era viúva e não deixa filhos.

MAIS SOBRE E-MAIS