Artista plástico peruano e esposa são encontrados mortos em casa

Fernando de Szyszlo, de 92 anos, foi encontrado ao lado de sua esposa, Liliana Yábar, de 96 anos

por Diário de Pernambuco 10/10/2017 13:46
Ministério da Cultura do Peru/Reprodução
Autoridades do Peru lamentaram falecimento do artista. (foto: Ministério da Cultura do Peru/Reprodução)
O pintor e escultor peruano Fernando de Szyszlo, considerado um importante expoente da arte abstrata na América Latina, morreu nesta segunda-feira, 09, aos 92 anos junto com a esposa, após, aparentemente, sofrer um acidente em sua residência de Lima, informaram fontes próximas à família.
 
''O Peru perdeu um de seus maiores artistas e pensadores: Fernando de Szyszlo, que faleceu esta noite junto com sua esposa, Liliana Yábar. Estendemos nossas mais sinceras condolências a seus familiares e amigos'', disse o Ministério da Cultura do país, através de sua conta do Twitter.

O artista plástico e a esposa, de 96 anos, foram encontrados sem vida na residência em que moravam de acordo com a secretária do artista, que não deu detalhes.
 
As mortes teriam sido provocadas por um acidente doméstico. Os bombeiros chegaram ao local para atender a emergência. No relato oficial, é informado que ambos apresentavam feridas na cabeça e que foram encontrados ''sem os sinais vitais'', após um incidente qualificado como ''emergência médica/ traumática/ferida por queda''.

O pintor, com brilhante carreira nacional e internacional, foi um defensor de causas democráticas e intelectual muito respeitado pelas máximas autoridades do país. O presidente Pedro Pablo Kuczynski disse que ele foi um dos ''grandes amigos de toda a vida''. De Szyszlo fundou, junto com o Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa e outros intelectuais peruanos, o movimento Libertad, que tentou - sem sucesso - levar o escritor à presidência em 1990, quando Alberto Fujimori saiu vitorioso.
 
 

MAIS SOBRE E-MAIS