Dançarina e coreógrafa norte-americana Trisha Brown morre aos 80 anos

A morte ocorreu no sábado, 18, depois de uma batalha prolongada contra uma doença não especificada, segundo divulgou a Companhia de Dança que leva o nome da artista

por Estado de Minas 20/03/2017 13:52
Marc Ginot/Reprodução
Trisha Brown morre aos 80 anos, nos Estados Unidos. (foto: Marc Ginot/Reprodução)
A Trisha Brown Dance Company anunciou nesta segunda-feira, 20, que a coreógrafa e dançarina norte-americana Trisha Brown faleceu aos 80 anos no último sábado, 18, depois de uma longa batalha contra uma doença não especificada. A morte ocorreu em San Antonio, no Texas, Estados Unidos. Ela deixa um filho, Adam Brown, e quatro netos. Seu marido, o artista Burt Barr, morreu em 7 de novembro de 2016. 

Uma das mais aclamadas e influentes dançarinas de seu tempo, Trisha foi uma das pioneiras da dança contemporânea. Nascida em 1936 em Aberdeen, no estado de Washington. Da infância e adolescência no campo ela se mudou para Nova York em 1961 para estudar. Expandindo o que se chamava de 'dança' nadaquele momento, ela buscou no cotidiano movimentos naturais que pudessem compor uma coreografia. 

Durante sua carreira, pesquisou o experimentalismo na dança. Criou mais de 100 coreografias, seis óperas, projetos gráficos, cujos desenhos ganharam reconhecimento em museus e galerias. 
 
Em 1970, Trisha criou um movimento de linguagem abstrata apresentado em galerias de arte, museus e exposições internacionais. Com isso, ela estabeleceu um modelo 'exemplar' para introduzir a coreografia no cenário dos museus. Seus métodos envolviam treinos que são um de seus maiores legados para os dançarinos. Em um de seus trabalhos, Equipment dances, explorou a gravidade, a percepção e o espaço urbano. 

Em 2008, Trisha Brown anunciou sua aposentadoria, depois de criar e apresentar I love my robots, uma colaboração com Kejiro Okazaki e Laurie Anderson. Seus últimos trabalhos incluem uma ópera de Jean-Philippe Rameau, bem como o dueto masculino Rogues (2011). I'm going to toss my arms - if you catch then they're yours (2011) foi o último trabalho coreografado por Brown. 

MAIS SOBRE E-MAIS