Ilustradoras recriam comerciais machistas de marca de cerveja

Campanha, divulgada no Dia Internacional da Mulher, repensa a representação feminina nos anúncios publicitários

por Diário de Pernambuco 09/03/2017 14:53

Skol/Divulgação
"Essas imagens fazem parte do nosso passado. O mundo evoluiu e a Skol também", anuncia o narrador no começo do vídeo (foto: Skol/Divulgação)
No Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta-feira (8), a marca de cervejas Skol lançou uma campanha para repensar a representação das mulheres nos anúncios publicitários do produto, historicamente machista. A empresa convidou oito ilustradoras e artistas plásticas para transformar antigos pôsteres da cerveja, com modelos seminuas e servindo cerveja, em um conteúdo mais criativo e empoderado. A campanha é de autoria da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi.

"Essas imagens fazem parte do nosso passado. O mundo evoluiu e a Skol também. Essas imagens não nos representam mais", anucia o narrador no começo do vídeo. "Eu aceitei esse convite porque acho que é importante desconstruir estereótipos, preconceitos", afirma a artista Tainá Criola. Elisa Arruda, outra que participou da campanha, afirma que sua ideia foi tirar a mulher como pessoa que serve a cerveja e inseri-la na posição da pessoa que toma. Todas as ilustrações estão disponíveis no site da Skol.

Além delas, contribuíram Eva Uviedo, Carol Rosseti, Camila do Rosário, Manuela Eichner, Sirlaney Nogueira e Evelyn Queiroz.De acordo com Maria Fernanda de Albuquerque, gerente de marketing da empresa, há dez anos não há mulheres seminuas nas campanhas da Skol. Portanto, o objetivo da ação seria substituir os antigos cartazes, que permanecem habitando bares. A recepção do vídeo foi boa, agradando aos internautas.

 

MAIS SOBRE E-MAIS