Itália prende grupo que usava Bocelli e Travolta em fraude

Imagem dos astros foi utilizada para vender projeto imobiliário

por Ansa 17/01/2017 12:09
Universal Music Group/Divulgação
Imagem de Andrea Bocelli foi usada em fraude na Itália. (foto: Universal Music Group/Divulgação )
A Guarda de Finanças de Varese, no norte da Itália, prendeu nesta terça-feira, 17, um grupo de sete pessoas que usou o nome e a imagem do tenor italiano Andrea Bocelli e do ator norte-americano John Travolta para vender um projeto imobiliário.

Segundo a Procuradoria de Busto Arsizio, na província de Varese, a quadrilha induziu mais de 200 indivíduos, entre poupadores e investidores, a aplicarem um total de 20 milhões de euros (R$ 68 milhões) na construção de um complexo turístico de luxo.

Inicialmente, o projeto seria levantado na República Dominicana, mas depois o grupo disse que seria em um atol perto do Blue Hole, o famoso ''buraco azul'' do Belize. No entanto, os terrenos onde o hotel supostamente seria construído não pertenciam à quadrilha, que também não tinha autorização ambiental para realizá-lo.

Para convencer as pessoas a investirem no projeto, os criminosos se aproveitaram da imagem de Bocelli e Travolta, que eram apresentados como ''sócios'' e ''embaixadores'' da iniciativa, embora nunca tivessem ouvido falar nela. O próprio tenor italiano colaborou ativamente com as investigações ao descobrir que seu nome estava sendo usado na fraude.

O grupo era comandado por dois italianos: o empreendedor Domenico Giannini, natural da província de Varese, mas que vivia em Lugano, na Suíça; e o corretor Fabio La Rosa, que residia em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Durante um evento em Cannes, na França, em maio de 2014, Giannini conseguiu tirar fotos com Travolta e Bocelli para usar na promoção do hotel.

Além de Itália, Caribe e Suíça, a quadrilha também operava no Reino Unido e em Luxemburgo. Seus integrantes responderão na Justiça por fraude agravada e captação financeira abusiva

MAIS SOBRE E-MAIS