Espetáculo revive lutas e paixões da juventude dos anos 1960

Montagem é inspirada em filme sobre os Beatles

por Ailton Magioli 03/07/2015 09:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Actus Produções /Divulgação
Trupe brasiliense se inspirou no filme dirigido por Julie Taymor em 2007 (foto: Actus Produções /Divulgação)
Primeira montagem profissional para adultos da DD2 e Actus Produções e Entretenimento, de Brasília, o musical 'Across the universe – Histórias de amor ao som de Beatles', que chega a BH amanhã, é uma livre adaptação para os palcos do filme homônimo dirigido por Julie Taymor. Em 2007, o longa atraiu público aos cinemas ao retratar as lutas e as paixões da juventude dos anos 1960.


Produto do teste que selecionou 12 profissionais entre 45 jovens atores, cantores e bailarinos, o espetáculo traz à cena a América de um período marcado por guerras e protestos. A música dos Beatles funcionava como uma espécie de trilha sonora para jovens protagonistas de movimentos que, além de paz e amor, reivindicavam sexo livre e liberdade, opondo-se à sangrenta guerra do Vietnã.

Insatisfeito com o trabalho num porto, um garoto de Liverpool decide cruzar o Atlântico em busca do pai. Depois de travar contato com estudantes rebeldes, ele parte para Nova York com a turma, onde acaba se envolvendo com movimentos de contracultura, que pregavam amor livre e lutavam contra conflitos militares que assombravam o mundo.

Diretora artística e cênica de 'Across the universe...', Elia Cavalcante explica que, a exemplo do filme de Julie Taymor, a produção não teve problemas para criar o roteiro, que encontrou na música dos Beatles material suficiente para ilustrar a trama. O espetáculo traz 15 canções do quarteto de Liverpool. Clássicos como 'Let it be', 'Yesterday', 'Come together', 'Revolution', 'All you need is love', 'I want you', 'Because' e 'Blackbird' estão no repertório interpretado pelo elenco, acompanhado por banda. Antes de 'Across the universe...', a trupe brasiliense havia montado os musicais 'Hairspray', 'Rent', 'Hair', 'Saltimbancos' e 'Flicts'.

Bia Venturini (Prudence), Cesar Ribeiro (Max), Diogo Miranda (Wesley), Diogo Lins (Jude), Joana Lapa (Lucy), Luisa Caetano (Martha), Larissa Cintra (Molly), Leonardo Avelar (Luna Park), Malu Cordioli (Sadie), Thales Cardoso (doutor Robert), Sol Leles (Danielle) e Vitor Moresco (Jojo) formam o elenco. A montagem tem texto adaptado de Rafael Oliveira e coreografias de Wesley Messias.

A banda reúne Anderson Nigro (bateria), Caio Antunes (violão e teclado), Gabriel Lira (guitarra), Thales Silva (piano), Marcelo Duarte (baixo) e Rodrigo Karashima (violão e guitarra). Alexandre de Paula e Pedro Souto dividem a direção musical e preparação vocal, enquanto João Veloso e Elia Cavalcante assinam concepção da luz. Os figurinos são de Guilherme Tees. Depois da estreia em Belém do Pará, o musical chega a Belo Horizonte para duas apresentações no Sesc Palladium, seguindo para Fortaleza e Brasília.

'ACROSS THE UNIVERSE: HISTÓRIAS DE AMOR AO SOM DE BEATLES'
Sábado, às 18h30 e às 21h30. Sesc Palladium, Rua de Janeiro, 1.046, Centro. Classificação: 12 anos. Ingressos/inteira: de R$ 80 a R$ 60. Meia-entrada conforme a lei. Informações: (31) 3214-5350.

MAIS SOBRE E-MAIS