Royal Opera House de Londres defende cena de estupro vaiada pela plateia

Encenação foi recebida com vaias pelo público inglês e recebeu duras críticas da imprensa local

por AFP 01/07/2015 16:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Clive Barda/Royal Opera House
Atores durante encenação do clássico 'Guilherme Tell' (foto: Clive Barda/Royal Opera House)
Londres, Reino Unido -
A Royal Opera House de Londres defendeu nesta quarta-feira uma cena de 'Guilherme Tell' que recria o estupro coletivo de uma mulher, depois que a encenação foi recebida com grandes vaias.

A cena foi "indesculpavelmente desagradável", afirma a crítica do jornal The Times, que aprovou as vaias e deu apenas uma estrela de quatro possíveis para o espetáculo.

A irritação dos espectadores durou mais de um minuto e obrigou a orquestra a interromper a música da ópera de Gioachino Rossini.

A crítica do jornal The Guardian descreveu a cena como "lascivamente voyeurística" e "completamente desnecessária", enquanto o jornal The Telegraph destaca que "estava em flagrante contradição com o espírito da música".

O diretor da Royal Opera House, Kasper Holten, defendeu a cena forte, mas decidiu fazer um alerta aos espectadores das próximas apresentações.

"A produção inclui uma cena que coloca o foco na brutal realidade das mulheres violentadas em tempos de guerra", afirma Holten em um comunicado.

"Não há planos para mudar a encenação. De todos os modos, vamos adotar medidas para avisar a plateia sobre as cenas de violência sexual e nus", completou.

A versão de 'Guilherme Tell' da Royal Opera House tem como diretor o italiano Damiano Micheletto.

MAIS SOBRE E-MAIS