Patrick Modiano se diz feliz com o Nobel de Literatura

Para o modesto autor, ganhar o prêmio foi "muito estranho"

por AFP - Agence France-Presse 09/10/2014 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

REUTERS/Catherine Helie/Gallimard/
(foto: REUTERS/Catherine Helie/Gallimard/)
O escritor francês Patrick Mondiano afirmou estar muito feliz por ter recebido o Nobel de Literatura, mas comentou, com sua habitual modéstia, que ganhar o prêmio era algo estanho, comentou seu editor, Antoine Gallimard. "Telefonei para Modiano. Eu o parabenizei e ele, com sua habitual modéstia, disse: 'é estanho'. Mas estava muito feliz", contou o presidente da editora Gallimard."Para nós, é uma profunda surpresa e um dia maravilhoso", acrescentou.


O presidente francês François Hollande também felicitou Modiano através do Twitter. "Felicitações a Patrick Modiano, este prêmio Nobel consagra uma obra que explora as sutilezas da memória e a complexidade da identidade", afirmou o chefe de Estado.

Modiano, autor de romances que se concentram em temas como a culpa, a memória e o sofrimento de um país sob a ocupação nazista, venceu nesta quinta-feira o Prêmio Nobel de Literatura.

O prêmio foi concedido a este autor "pela arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inatingíveis e revelou o mundo da ocupação" nazista da França (1940-1944), anunciou a Academia Sueca em um comunicado.

Modiano, de 69 anos, situou toda a sua obra na Paris da Segunda Guerra Mundial, descrevendo os acontecimentos daquela época através de personagens comuns. Seu estilo sóbrio e claro fez dele um escritor acessível apreciado pelo grande público e também pelos círculos literários.

MAIS SOBRE E-MAIS