Centro Cultural Banco do Brasil recebe fórum em homenagem a Shakespeare

Projeto traz oficinas teatrais, palestras e seminários sobre o poeta inglês até a próxima segunda-feira

por Carlos Herculano Lopes 30/04/2014 09:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ellie Kurttz/divulgação
A brasileira Ellie Kurttz fotografou o espetáculo 'Titus Andronicus', do Royal Shakespeare Company (foto: Ellie Kurttz/divulgação)
Até segunda-feira, o Centro Cultural Banco do Brasil abrirá as portas para o Fórum Shakespeare, que homenageará os 450 anos do dramaturgo inglês William Shakespeare. Nascido em 1564, o bardo faz a cabeça do mundo até hoje. Para falar da importância da obra do autor de 'Romeu e Julieta', virão a Belo Horizonte especialistas do país e do exterior.


Para o curador do evento, o inglês Paul Heritage, a obra de Shakespeare expressa inquietações do homem contemporâneo. “Vamos analisar o que ele pensaria sobre o sexo, as pessoas, e em como, a partir da sua visão, podemos ajudar a reintegrar a cidade, as classes e os excluídos para a partir daí reestruturar a paz e o progresso”, afirma.


O curador conta que é grande a receptividade dos brasileiros ao projeto dedicado ao dramaturgo. “Já estivemos no Rio de Janeiro e em Brasília, agora será a vez de BH. Essa mostra é uma síntese entre as tradições teatrais brasileiras e inglesas, pois tanto em meu país como aqui, grandes diretores, mesmo com visões diferentes, vêm trabalhando a obra de Shakespeare”, lembra Heritage.


O projeto oferece oficinas teatrais, palestras, seminários e masterclasses. Paul Heritage diz que o público poderá conferir uma instalação da brasileira Ellie Kurttz, fotógrafa oficial da Royal Shakespeare Company e do Shakespear’s Globe, considerada uma das principais profissionais da Inglaterra dedicada às artes cênicas. Com cenografia de Gringo Cardia, a mostra ficará em cartaz no pátio do CCBB-BH.


Entre os convidados do evento estão especialistas como a mineira Aimara da Cunha Resende (presidente do Centro de Estudos Shakespearianos), David Schalkwyk (diretor do Global Shakespereans), Helen Leblique (preparadora associada da Royal Shakespeare Company), Jo Kukathas (autora do grupo teatral malasiano The Instant Cafe Theatre Company).

A abertura do fórum, às 19h, contará com a presença dos atores Beto Franco e Antonio Edson, do Grupo Galpão, responsável por uma das releituras mais instigantes de 'Romeu e Julieta', clássico do bardo inglês. Eles discutirão o legado de Shakespeare com o curador Paul Heritage e a professora Aimara Resende.

 

FÓRUM SHAKESPEARE BH
Até 5 de maio. Centro Cultural do Banco do Brasil, Praça da Liberdade, 450. As inscrições para oficinas já se encerraram. Abertura
nesta quarta-feira, às 19h, com a mesa-redonda Shakespeare, nosso contemporâneo brasileiro. Entrada franca. Informações: (31) 3431-9400.
 

MAIS SOBRE E-MAIS