Barbatuques traz a BH o infantil 'Tum tá' e o espetáculo adulto 'Indivíduo Corpo Coletivo'

Apresentação mostra ao público as influências europeias assimiladas pelo grupo paulistano

por Ailton Magioli 23/01/2014 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Inae Coutinho/Divulgação
Além do repertório variado, é marca do Barbatuques provar que todo mundo pode tocar, mesmo que não seja músico (foto: Inae Coutinho/Divulgação)
Ao colocar todo o elenco da TV Globo tocando, cantando e se divertindo na campanha de fim de ano da emissora carioca (“Hoje/ É um novo dia/ De um novo tempo/ Que começou...”), o Barbatuques, grupo paulistano de percussão corporal, teve a oportunidade de reafirmar o lema de 18 anos de atuação: todo mundo pode tocar. “Que o digam o jornalista William Bonner e tantos outros profissionais que se juntaram aos atores, ainda que nem todos tenham se divertido tanto”, relata Andre Hosoi, um dos fundadores do grupo com Fernando Barba. Atração em dose dupla do dia, no Sesc Palladium, o Barbatuques apresenta, às 15h, o infantil Tum tá, e reserva a noite para adultos curtirem o 'show Indivíduo Corpo Coletivo' (ICC).


Esta é a primeira vez que o Barbatuques trabalha o segmento infantil, depois de algumas incursões na área ao lado de artistas como Badi Assad, em montagens feitas para datas específicas. Como a criança explora a sonoridade desde o berço, seja pelo contato com objetos que sai batendo e até da própria fala, eles encontraram nas brincadeiras populares (pula- corda, estátua, pega-pega, etc.) o caminho para chegar às músicas.

“Fomos bolando arranjos e compondo a partir das brincadeiras, algumas das quais, como o pula-corda, foram mantidas em cena”, revela Andre Hosoi, salientando o fato de todas as composições serem bem interativas, para convidar a garotada a se envolver com o Barbatuques durante as apresentações. “Como no grupo cada um está atento ao som do outro, no espetáculo resolvemos que cada música exploraria um aspecto do som, para que cada espectador possa escutar o outro”, acrescenta o percussionista, lembrando que, muitas vezes, o show é apresentado paralelamente às oficinas. “Trata-se de show artístico e pedagógico”, ressalta Andre Hosoi.

TURNÊ EUROPEIA

Já 'Indivíduo Corpo Coletivo' (ICC), que o Barbatuques estreou há cerca de quatro anos, durante turnê europeia, tem repertório variado, com up grade do anterior, batizado 'Corpo do som'. “Depois de trabalho feito essencialmente a partir dos ritmos brasileiros, resolvemos mostrar ao público as influências que tivemos ao redor do mundo”, conta o percussionista, salientando que, além da música flamenca, eles exploram a turca, entre outras. Já em fase de captação de recursos, o próximo espetáculo do Barbatuques será Contato, com o qual eles pretendem aprofundar a ideia de que todo mundo pode tocar. “Vamos nos aproximar mais da plateia pelas redes sociais e pela internet, para que o público faça as levadas junto com a gente, o que ajudará também a explorar nossa improvisação”, acrescenta Andre Rosoi.

SAIBA MAIS - DE OLHO NA COPA


O Barbatuques se prepara para gravar sua versão de 'Na cadência do samba', clássico do Canal 100, de autoria de Waldir Calmon, para veiculação provável, via vídeo, na internet. É o grupo paulistano entrando no ritmo da Copa do Mundo 2014. E, no cinema, além de estar na trilha de Rio 2, animação do diretor brasileiro Carlos Saldanha, eles marcam presença em outro desenho O menino e o mundo, de Alê Abreu, em cartaz em Belo Horizonte no Belas 3.


BARBATUQUES
Quinta-feira, 15h. Grande Teatro do Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. Apresentação do espetáculo infantil Tum tá. Ingressos: 1kg de alimento para o Programa Mesa Brasil Sesc, com retirada duas horas antes da apresentação. Às 20h, o grupo apresenta o show Indivíduo Corpo Coletivo (ICC). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações: (31) 3270-8100.

MAIS SOBRE E-MAIS