BH terá agenda cultural movimentada no ano da Copa do Mundo

FIT será antecipado para maio, Hugh Laurie vai cantar no Chevrolet Hall e Sebastião Salgado traz Genesis ao Palácio das Artes

por Ana Clara Brant 30/12/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
DANIS BALIBOUSE/REUTERS
Astro das telas, o cantor e instrumentista Hugh Laurie faz show em BH em 21 de março (foto: DANIS BALIBOUSE/REUTERS)
Ninguém tem dúvida de que 2014 será um ano movimentado: vêm aí Copa do Mundo, eleições e manifestações nas ruas. A agenda cultural de BH vai entrar no clima. E promete boas-novas, como a elogiada exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, show do ator e músico britânico Hugh Laurie (astro do seriado 'House'), o tradicional Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT), a inauguração da sede da Casa Fiat de Cultura, no Palácio dos Despachos, e ópera de Verdi, no Palácio das Artes.


A Prefeitura de Belo Horizonte promete programação especial durante o campeonato mundial de futebol: o projeto Cultura na Copa. Por conta dos jogos em BH, o FIT, geralmente realizado em julho, foi antecipado para maio. Ganharão novas edições os projetos Noite de museus (em julho) e Virada cultural (em setembro), que estrearam este ano.

No âmbito estadual, a secretária de Cultura, Eliane Parreiras, diz que as eleições não prejudicarão a agenda. “Pode ocorrer uma ou outra adequação. Um evento previsto para um espaço aberto será transferido para área fechada, caso seja realizado no período eleitoral. São coisas pontuais. Nós nos precavemos para evitar o risco de editais e programas serem interrompidos. Todas as ações, sem exceção, terão continuidade ao longo do ano”, afirma ela.

Suzanne Plunkett/Reuters
Exposição de fotos do mineiro Sebastião Salgado vai ocupar galerias do Palácio das Artes e espaços no Parque Municipal (foto: Suzanne Plunkett/Reuters)
No período da Copa, Eliane promete a abertura de espaços e melhorias de serviços e da infraestrutura de equipamentos em BH e no interior. “Não será algo só para o turista. A ideia é deixar algo permanente para o mineiro”, promete a secretária.

Um dos eventos mais importantes da agenda cultural de Minas Gerais será a programação em torno dos 200 anos da morte de Aleijadinho, que vai movimentar vários espaços e divulgar o barroco mineiro.

CIRCUITO
JOSÉ LUIZ PEDERNEIRAS/DIVULGAÇÃO
'Triz', espetáculo do Grupo Corpo, faz turnê internacional (foto: JOSÉ LUIZ PEDERNEIRAS/DIVULGAÇÃO)
Em Belo Horizonte, somente no Circuito Cultural Praça da Liberdade estão previstos a abertura da Casa Fiat de Cultura (no Palácio dos Despachos, com exposição de obras italianas); o início das obras no Prédio Verde, que abrigará o Centro de Ensaios Abertos, e da Escola de Design e Moda da Universidade do Estado de Minas Gerais, na antiga sede do Ipsemg; a reforma do anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa; e a reforma do Museu Mineiro, incluindo a instalação do Ateliê Coletivo e Galeria de Arte.

Também estão previstas a instalação da Incubadora MG Criativo nas dependências do Palácio das Artes e a abertura do Museu Militar, dedicado à memória da Polícia Militar e Bombeiros de Minas Gerais, no Bairro Funcionários.

Outra novidade é a reforma das instalações do complexo do Palácio das Artes e da Serraria Souza Pinto. Desde o dia 22, o Grande Teatro está fechado. Ele será reaberto em 18 de fevereiro, informa Fernanda Machado, presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS). “As obras, que vão contemplar toda a fundação, serão concluídas em 2015. Como o teatro demanda mais urgência, começamos por ele. Planejamos a remodelação dos camarins, além da modernização do espaço e da parte elétrica. O projeto de iluminação cênica de alta tecnologia é coordenado pelo iluminador Pedro Pederneiras”, informa.

Na programação lírica da FCS, destacam-se a ópera 'Rigoletto', de Verdi, cuja estreia está prevista para outubro, mostra de cinema em homenagem a Humberto Mauro e a exposição 'Genesis', do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. A cantora Carla Bruni, ex-primeira-dama da França, será uma das atrações do Palácio das Artes. A data do show ainda não foi fechada.

A capital mineira vai ganhar duas salas de cinema com 60 lugares e duas salas multimeios no Centro Cultural do Minas Tênis Clube. A data de inauguração não foi definida.

FILARMÔNICA
O ano também será o último da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no Palácio das Artes. Em 2015, o grupo terá sede própria na Estação da Cultura Itamar Franco, no Barro Preto. Em 2014, a filarmônica vai celebrar o centenário de nascimento do compositor Guerra-Peixe e os 150 anos de Richard Strauss e do compositor cearense Alberto Nepomuceno.

AGENDA


JANEIRO
» Dia 3 – Começa a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que será encerrada em 4 de março
» Dia 14 – Início do Verão Arte Contemporânea (VAC)

FEVEREIRO
» Dia 5 – Show da banda de punk-rock The Offspring, no Chevrolet Hall
» Dia 26 – Abertura da exposição Um olhar sobre o Brasil – A fotografia na construção da imagem da nação, que abrange a história do país de 1833 a 2003. A mostra tem curadoria do especialista Boris Kossoy e curadoria-adjunta da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz. Até 28 de abril, no CCBB

MARÇO
» Dia 21 – Show do músico e ator britânico Hugh Laurie, no Chevrolet Hall

ABRIL
» Dia 11 – Abertura da temporada da peça Contrações, do Grupo 3 de Teatro, que faz temporada em BH até 4 de maio. Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes. Direção: Grace Passô

MAIO
» Dia 1º – Show da cantora Demi Lovato, no Chevrolet Hall
» Dias 10 a 25 – Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua, em BH
» Dia 21 – Começa a exposição Resistir é preciso, produzida pelo Instituto Vladimir Herzog, sobre a imprensa de resistência durante a ditadura militar (1964-1985), no CCBB
» Dia 27 – Abertura da exposição Genesis, de Sebastião Salgado, no Palácio das Artes e no Parque Municipal
» Mostra de cinema em homenagem a Humberto Mauro, no Palácio das Artes

JUNHO
» Durante a Copa, ficará em cartaz mostra sobre a história do futebol e exposições de acervos históricos e artísticos da capital, no Cine Theatro Brasil Vallourec
» Inauguração da sede da Casa Fiat de Cultura, no Palácio dos Despachos

JULHO
» Projeto Noite de museus, em vários espaços da capital

AGOSTO
» Dias 29 a 31 – Horizonte Blues Festival, no Cine Theatro Brasil Vallourec

SETEMBRO
» Virada Cultural, em vários espaços de BH
» Inauguração de pavilhões com obras de Olafur Eliasson e Claudia Andujar, no Instituto Inhotim

OUTUBRO
» Dia 30 – Início do Fórum Internacional de Dança (FID)
» Ópera Rigoletto, de Verdi, no Palácio das Artes
» Festia, festival das artes em homenagem à Argentina

DEZEMBRO
» Dia 9 – Abertura de mostra com obras pertencentes ao Instituto Inhotim no Palácio das Artes e em espaços públicos da capital

MAIS SOBRE E-MAIS