Zap 18 apresenta comédia '+ Valia' no fim de semana

Peça contextualiza as relações de trabalho dos anos 1950. Apresentações começam nesta quinta-feira, no bairro Serrano e terminam no domingo, no Espaço Comum Luiz Estrela

por Mariana Peixoto 05/12/2013 08:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Thiago Macedo/divulgação
(foto: Thiago Macedo/divulgação)
Desde a montagem de estreia da Zona de Arte da Periferia (Zap 18) 'Sonho de uma noite de verão' (2001), Gustavo Falabella Rocha sempre integrou o elenco do coletivo. Até que chegou a hora de mudar. Agora, ele assina a direção de '+ Valia', peça inspirada no texto 'A mais-valia' vai acabar, seu Edgard (1960), de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianninha. A temporada é curta, com três apresentações. Domingo, no Espaço Comum Luiz Estrela, o grupo faz nova sessão, com versão enxuta da peça.

“Trabalhamos há algum tempo com a mesma equipe, então fizemos a dança das cadeiras, até para tirar as pessoas de suas funções mais cômodas”, comenta Gustavo. Cida Falabella, que até então fez a direção de boa parte dos espetáculos da Zap 18, assumiu a assistência e a dramaturgia. A opção pelo texto de Vianninha veio depois de pesquisa com autores que tratam o teatro como instrumento de reflexão e mobilização social.

“Há uma pesquisadora, Iná Camargo Costa, que diz que a produção do teatro nacional ficou muito comprometida com o golpe militar. Desde então, não houve uma produção com os mesmos preceitos de Vianninha, (Gianfrascesco) Guarnieri, Chico (Buarque). O texto do Vianninha é o mais bem acabado em termos estéticos, sua estrutura resistiu a 50 anos”, comenta Gustavo. Oito atores, acompanhados de uma musicista, encenam comédia que contrapõe representantes do proletariado e da classe dominante. “Tivemos que reduzir o original. Mas não houve mudança de sentido, até porque as relações de trabalho de 50 anos para cá não mudaram”, afirma Gustavo.

+ VALIA

De quinta a sábado, às 20h30. ZAP 18, Rua João Donada, 18, Serrano, (31) 3475-6131. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). No domingo, às 11h30, a montagem será apresentada no Espaço Comum Luiz Estrela – Rua Manaus, 348, Santa Efigênia. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS