Galeira no bairro Cidade Jardim recebe exposição de Miguel Gontijo

Em '20 centavos' o artista plástico mescla cenas reais com imagens de ícones pop como os super-heróis

por Estado de Minas 05/12/2013 09:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Quadrum/divulgação
(foto: Quadrum/divulgação)
O artista plástico Miguel Gontijo apresenta novos trabalhos na exposição '20 centavos', que será aberta nesta quinta-feira, às 19h, na Quadrum Galeria de Arte. As 20 pinturas se inspiram nas manifestações políticas que sacudiram o Brasil em junho.













O anseio por liberdade e a forte simbologia das máscaras – que tomaram de assalto as ruas do país e foram alvo de projetos de lei exigindo sua proibição – são temas abordados pelo artista, que mescla cenas reais com imagens de ícones pop como os super-heróis. De acordo com Miguel, seus quadros falam de pessoas que colocaram a cara a tapa em busca de justiça. Fã do livro 1984, de George Orwell, ele avisa: “Em outro momento, essa não seria minha arma para registrar esses fatos, pois não gosto de arte engajada. Preferiria (preferi) os arroubos físicos da juventude”. Para ele, restou do junho brasileiro “a poesia do momento, pois tudo não passou de um carnaval temporão”.

Miguel diz que sua nova série é feita “de intrigas, despreparos, combates, aventuras, vandalismos e presepadas” em meio a “enigmas, calúnias, ódios e amores”.

20 CENTAVOS
Exposição de pinturas de Miguel Gontijo. Abertura quinta-feira, às 19h. Quadrum Galeria de Arte, Avenida Prudente de Morais, 78, Cidade Jardim, (31) 3296-4866. De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h; sábado, das 10h às 14h. Até dia 21.

MAIS SOBRE E-MAIS