'Armazém de imagens': instalação mostra em vídeo e áudio o cotidiano do Mercado Novo, em BH

Projeto da cineasta Maria de Fátima Augusto, obra retrata o dia a dia de quem trabalha no centro comercial, um dos mais antigos da capital mineira

por Bossuet Alvim 21/08/2013 16:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Armazém de imagens/Divulgação
Cineasta propõe leitura em áudio e vídeo de um dos pontos mais tradicionais no hipercentro de BH (foto: Armazém de imagens/Divulgação)
O cotidiano do Mercado Novo, um dos centros comerciais mais tradicionais de Belo Horizonte, foi traduzido em vídeo e áudio para oferecer uma experiência de imersão na instalação 'Armazém de imagens', que abre as portas na próxima quinta-feira, 22, na própria sede das gravações. Criado pela cineasta e professora Fátima Augusto, o projeto registrou em imagem e som as características mais recorrentes em um dia de trabalho no local.

 

Veja fotos do Mercado Novo e do 'Armazém de imagens'

 

Projeções nas paredes do terceiro andar convidam os visitantes a interagir com situações que são parte do dia a dia de quem trabalha e frequenta o Mercado Novo. Os vídeos apresentam personagens como o reparador de viola, o vendedor de LPs, os soldadores e o homem que conserta máquinas de escrever — representantes de profissões quase obsoletas, esquecidas, mas que ainda são a base do cotidiano no aglomerado de lojas em pleno hipercentro da capital mineira.

Com gravações iniciadas em novembro de 2012, a vídeoinstalação 'Armazém de imagens' é a primeira de uma série, que pretende abordar a memória de Belo Horizonte através do registro de seus espaços, como bairros, mercados, praças e outros ambientes.

'Armazém de imagens'
Vídeoinstalação de Fátima Augusto. Lançamento em 22 de agosto, às 18h. Exposição em 23 e 24 de agosto, das 10h às 20h. Mercado Novo (Avenida Olegácio Maciel, 742, Centro), loja 3006, terceiro andar.

Armazém de imagens/Divulgação
Visita ao universo do Mercado Novo passa por objetos e memória de outros tempos (foto: Armazém de imagens/Divulgação)
 

MAIS SOBRE E-MAIS