Dia Mundial do Rock: 10 livros para conhecer os ícones do ritmo

As obras celebram a trajetória de artistas brasileiros e internacionais como Rita Lee, Freddie Mercury, Jimi Hendrix e Ozzy Osbourne, entre outros roqueiros

Divulgação
Freddie Mercury é um dos maiores ídolos do rock, reconhecido por sua genialidade, talento, extravagância e performance nos palcos (foto: Divulgação)

Desde 1987, comemora-se no Brasil, em 13 de julho, o Dia Mundial do Rock. Curiosamente, é uma data comemorativa existente apenas no calendário do povo brasileiro, apesar da nomenclatura. Em outros países, o gênero sequer tem um dia no folhetim ou é comemorado em outros períodos do ano.

 

A data foi escolhida em homenagem ao festival Live Aid, que ocorreu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, nos Estados Unidos da América, em 1985.

 

Participaram, entre outros nomes, bandas como o Queen — que realizou uma performance histórica com hits como Radio Ga Ga, Bohemian rhapsody, We will rock you e We are the champions — U2 e Led Zeppelin, além de nomes como Elvis Costello, The Who, Sting, David Bowie, Paul McCartney, Elton John, Black Sabbath, Eric Clapton e Phil Collins, único artista a cruzar o oceano e tocar nas duas cidades.

 

Esse último, aliás, seria o motivo da nossa celebração. No show, o músico teria expressado o desejo de tornar, dali em diante, o 13 de julho o Dia Mundial do Rock. No entanto, foi seguida exclusivamente pelos entusiastas brasileiros, que passaram a comemorar a data incentivados por campanhas de rádios de São Paulo.

 

Para homenagear os nomes que construíram a trajetória do rock'n'roll. Além de aumentar o som, os roqueiros podem celebrar o ritmo conhecendo a trajetória de ícones nacionais e internacionais, por isso o  Portal UAI separou 10 biografias de grandes nomes do rock.

Freddie Mercury: A Biografia Definitiva - Best Seller

Freddie Mercury é uma figura que merece ser conhecida de perto. O astro ficou marcado como um roqueiro carismático, talentoso, extravagante e performático. De perto, era o oposto: o lendário vocalista do Queen se mostrava muitas vezes imaturo, inseguro e em crise com sua aparência e o seu passado. Essa obra tenta conectar com muitos detalhes essas duas partes da sua vida.

Jimi Hendrix por Ele Mesmo – Zahar

Considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos! Jimi Hendrix conta neste livro de memórias íntimo, divertido, crítico, poético e, principalmente, musical. Antes de morrer aos 27 anos de idade, Hendrix deixou sua marca, e nesse seu relato, revelou sua própria visão de si mesmo, guardada e impressa como um quebra-cabeça. Um relato cronológico que atravessa a vida do músico genial - a escola, o Exército, a contracultura, os anos 60, as drogas, e sua vida de rockstar.

Divulgação/Best Seller/Zahar/Montagem
Freddie Mercury: A Biografia Definitiva e Jimi Hendrix por Ele Mesmo (foto: Divulgação/Best Seller/Zahar/Montagem)

Rita Lee: Uma Autobiografia - Globo Livros

Rita Lee entrega nesta autobiografia um dos seus projetos mais pessoais. A roqueira vai contando sobre aventuras da infância, adolescência, o início da sua jornada na música, as etapas da sua carreira, viagens, relacionamentos, sua prisão em 1976, o encontro de almas com Roberto de Carvalho, o nascimento dos filhos, dentre outros assuntos como o primeiro disco voador ao último porre.

John Lennon: A Vida - Companhia das Letras

Um dos principais biógrafos do universo da música, Philip Norman escreveu o relato biográfico mais completo já escrito sobre uma das personalidades mais fascinantes da segunda metade do século XX. O livro de John Lennon oferece um olhar intimista da montanha-russa que foi a vida do artista, desde sua infância e adolescência conturbada do ex-Beatle e trágica em Liverpool até seus anos finais em Nova York.

Divulgação/Globo Livros/Companhia das Letras/Montagem
Rita Lee: Uma Autobiografia e John Lennon: A Vida - Companhia das Letras (foto: Divulgação/Globo Livros/Companhia das Letras/Montagem)

Os Paralamas do Sucesso - Senac Rio

Há quase um quarto de século, três rapazes: Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, formavam o grupo intitulado Paralamas do Sucesso. Este livro traz mais de 250 imagens que contam a história do trio desde os primeiros momentos de sua existência. A obra conta com comentários de Arthur Dapieve e de alguns dos próprios integrantes da banda, narram passagens vividas por esses rapazes de ouro da MPB.

Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida - Todavia

Jotabê Medeiros conta a história de Raulzito, como o garoto de classe média de Salvador que era fã de Elvis Presley, se transformou em Raul Seixas, um dos mais icônicos nomes da música brasileira. O livro vertiginoso não se furta em retratar ainda os anos seguintes a tudo isso, como o alcoolismo e dependência química do músico criador de hits como Tente outra vez, Maluco beleza, Metamorfose ambulante e Sociedade alternativa.

Divulgação/Senac Rio/Todavia/Montagem
Os Paralamas do Sucesso e Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida (foto: Divulgação/Senac Rio/Todavia/Montagem)

Bowie: A Biografia - Benvirá

Essa biografia examina a vida do astro de rock/pop inglês David Bowie da infância até a recente (e aparente) aposentadoria. O livro acompanha toda sua trajetória, com sua participação no cinema e pinceladas da carreira de outros artistas que tiveram importância na história de Bowie. A obra traz detalhes da vida pessoal do eterno Camaleão do Rock, marcada pela bissexualidade, o vício em cocaína e problemas cardíacos.

O Sol & a Lua & os Rolling Stones: Uma Biografia - Zahar

Rich Cohen embarca na trajetória épica que é a história dos Rolling Stones. Eles formaram um dos maiores embates de popularidade entre bandas no século 20, com os Stones formando uma imagem de rebeldes comparados aos bons moços dos Beatles. Cohen narra momentos fascinantes do tempo que passou junto com o grupo em turnê no período que os roqueiros estiveram no auge de sua força criativa - período de ouro - de Beggars Banquet (1968) a Exile on Main Street (1972).

Divulgação/ Benvirá/Zahar/Montagem
Bowie: A Biografia e O Sol & a Lua & os Rolling Stones: Uma Biografia (foto: Divulgação/ Benvirá/Zahar/Montagem)

Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música - Editora Seoman

Janis Joplin quebrou regras e foi uma pioneira musical como poucas, ela foi responsável por abrir caminhos para as mulheres poderem extravasar suas dores e revolta no cenário artístico. A respeitada cronista Holly George-Warren baseou-se em um acesso sem precedentes a familiares da cantora e compositora, amigos, colegas de banda, além de arquivos, diários, cartas e entrevistas, para reconstruir a trajetória tão potente da Rainha do Rock & Roll e, infelizmente, curta.

Confie em Mim, Eu Sou o Dr. Ozzy - Benvirá

Seguindo a ideia de sua coluna de aconselhamento no jornal britânico The Sunday Times, o livro traz Ozzy Osbourne como conselheiro de seus leitores – não só respondendo dúvidas de saúde, mas também sobre amor, casamento, família e amizade. O Príncipe das Trevas oferece sábios conselhos, entre eles o de se manter longe das drogas - assunto que ele domina. Ozzy Osbourne, é um músico, compositor e vocalista britânico. Famoso tanto por seu trabalho como vocalista da banda britânica Black Sabbath, como por sua carreira solo.

Divulgação/Seoman/Benvirá/Montagem
Janis Joplin: Sua Vida, Sua Música e Confie em Mim, Eu Sou o Dr. Ozzy (foto: Divulgação/Seoman/Benvirá/Montagem)