Funeral do príncipe Philip será transmitido no YouTube neste sábado

Consorte da rainha Elizabeth morreu no último dia 9, aos 99 anos

Reprodução/Twitter
Príncipe Philip (foto: Reprodução/Twitter)
Neste sábado (17/4), acontece o funeral do príncipe Philip, morto no dia 9/4 aos 99 anos. A cerimônia, que acontece no Castelo de Windsor, será transmitida no canal do YouTube da família real.

O anúncio foi feito pelo Twitter oficial da realeza britânica. "Você poderá assistir a uma transmissão ao vivo da cerimônia no canal da Família Real no YouTube", diz a publicação. O evento está previsto para começar às 14h30 do fuso britânico, 10h30 no horário de Brasília.

Por causa das restrições impostas pela pandemia, apenas 30 pessoas poderão participar do funeral e não haverá a tradicional procissão pública. John Story, prefeito de Windsor, afirmou ao jornal britânico Metro que pessoas que se reunirem perto do Castelo "poderão ser multadas". 

No site da família real, a população britânica é convidada a fazer uma doação para uma instituição de caridade em vez de deixar flores em memória do duque. O funeral será transmitido no vídeo abaixo:
 

Philip completaria 100 anos em 10 de junho, e foi visto publicamente pela última vez em 16 de março, quando saiu em um veículo do hospital King Edward VII de Londres, onde estava internado havia um mês.

Do hospital, ele retornou ao castelo de Windsor onde ele e a rainha Elizabeth, de 94 anos, estão confinados desde o início da pandemia de coronavírus há mais de um ano. Havia vários anos que os dois não passavam tanto tempo juntos, já que o consorte permanecia grande parte do ano na residência real de Sandringham e a rainha no Palácio de Buckingham ou de Windsor.