Instagram terá versão somente para crianças

Solução é feita para evitar que contas com idade falsa sejam criadas

Divulgação/Facebook
Instagram (foto: Divulgação/Facebook)
O Facebook está trabalhando em uma versão infantil da rede social Instagram, voltada para usuários menores de 13 anos de idade, segundo o site BuzzFeed News. Esta foi uma solução pensada como uma forma de incluir as crianças na plataforma e evitar que elas criem contas com datas de nascimento falsas.

O Instagram só permite que pessoas acima de 13 anos criem contas na plataforma, no entanto, como não é necessário que se prove de alguma forma a idade, os usuários podem facilmente ignorar a regra e criar suas contas com informações falsas.

Essa preocupação com o uso da rede social por menores de idade levou a rede social a anunciar, também nesta semana, que irá proibir que adultos mandem mensagens diretas para crianças com quem não tenham conexão em comum.

"Estaremos construindo um novo pilar juvenil dentro do Grupo de Produtos da Comunidade para nos concentrar em duas coisas: acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível para adolescentes e construir uma versão do Instagram que permita às pessoas com menos de aos 13 anos a usar o Instagram com segurança pela primeira vez", escreveu Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, em um quadro de mensagens de funcionários. 

Dessa forma, a empresa consegue inibir o surgimento de contas com informações falsas e dar uma plataforma especificamente para elas. O Instagram, contudo, não confirmou oficialmente o novo projeto nem deu detalhes de como a rede social para crianças vai funcionar. Também não se sabe se esta versão da rede social terá algum mecanismo para impedir que adultos criem contas falsas para interagir com crianças.
 
Nesta sexta (19/3), usuários de todo o mundo relataram instabilidade nos apps WhatsApp e Instagram. Leia mais aqui.