Sexta-feira 13: Veja 13 dicas de filmes de terror para assistir

Dos clássicos aos longas mais recentes, diversas opções para você assistir e se assustar, mas também se divertir

Divulgação
Jack Nicholson em O Iluminado (foto: Divulgação)
 

A sexta-feira 13 é cercada de místicas, lendas, e costuma ser associada ao azar e outras coisas do mundo do horror. Sendo verdade ou não, a arte abraçou esse conceito de maneira agressiva e o cinema já produziu diversos filmes de terror, e segue lançando grandes novidades até hoje.

 

Por isso, o Portal Uai preparou uma lista com 13 filmes de terror para você assistir nas mais variadas plataformas, entre Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video e muitas outras, nesta sexta-feira (13/05), caso queira 'entrar no clima' da data.

Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (2019)

Começando com uma produção do jovem diretor Ari Aster. A história de Midsommar acompanha um grupo de jovens que, a convite de um amigo, vão participar de uma festa do solstício de verão na Suécia.

 

Todos acabam indo por algum motivo, seja para usarem a comunidade de Hårga, local onde os eventos acontecem, como objeto de estudo, ou para se recuperarem de um grande trauma pessoal. O que eles não esperavam era que a comunidade que os recebeu praticava rituais pagãos, e que eles veriam coisas jamais vistas antes.

 

A Casa de Cera (2005)

Quantas vezes não vimos isso em filmes de terror? Um grupo de amigos resolve viajar, pegar a estrada, quando coisas estranhas começam a acontecer. É partindo disso, que A Casa de Cera, dirigido pelo espanhol Jaume Collet-Serra, entregou um filme bem elogiado na época do seu lançamento e com uma história eletrizante.

 

Os jovens pegam a estrada para irem a um jogo de futebol, quando o carro quebra no acesso de uma cidade abandonada. Buscando ajuda, eles chegam ao único local aberto da região: o museu de cera. Dali em diante, ninguém mais terá paz na cidade de Ambrose.

 

Um drink no Inferno (1996)

Para quem gosta de ver o diretor Quentin Tarantino em ação como ator, este filme é uma ótima pedida. Na trama, ele interpreta, junto com o galã George Clooney, os irmãos Seth e Richard Gecko. A dupla é procurada por mais de 16 assassinatos. Para escaparem da polícia, eles sequestram um pai solteiro e seus dois filhos e resolvem cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o México.

 

Ao ultrapassarem os limites dos EUA, os bandidos resolvem se abrigar em uma espécie de prostíbulo, e é aqui que eles descobrem ‘o inferno’. A direção é de Robert Rodriguez e, além de atuar, Tarantino também assina o roteiro.

 

Poltergeist, O Fenômeno (1982)

Clássico dos filmes de retor, Poltergeist, O Fenômeno, é, para muitos, um dos longas mais assustadores de todos os tempos. A história acompanha uma família californiana que é visitada com frequência por fantasmas, que se manifestam movendo os objetos da casa. A escalada do terror vai subindo e o filho mais novo da família simplesmente desaparece.

 

O ponto interessante desta obra é a colaboração de Steven Spielberg como roteirista. O diretor, dono de clássicos do cinema mundial, é conhecido por saber manipular como poucos as emoções em uma cena.

 

Corra! (2017)

Corra! marca a estreia de Jordan Peele, artista conhecido por seu trabalho na comédia, como diretor e roteirista do mundo do terror. Nesta obra, ele conta a história de um jovem fotógrafo negro chamado Chris Washington, que se apaixona por uma menina branca, Rose.

 

O filme se desenrola quando ela chama Chris para conhecer os pais e toda a sua família. Ao chegar na casa dos Armitage, ele percebe que há algo errado com as pessoas negras que vivem por lá. Daí em diante, começa a luta para fugir de algo que pode arruinar sua vida.

 

Apesar de ser recente, Corra! já é considerado uma referência do gênero e rendeu a Pelle o Oscar de Melhor Roteiro Original, o primeiro a ser conquistado por um negro nesta categoria.

 

Pânico (1996)

Apesar da sátira Todo Mundo Em Pânico fazer bastante sucesso no Brasil, não podemos esquecer da obra original. Pânico, ou Scream, é uma franquia de cinco filmes que conta a história de Sidney Prescott, uma estudante do ensino médio, que vive na cidade fictícia de Woodsboro, Califórnia, e se torna o alvo de um maníaco misterioso, conhecido como Ghostface.

 

Pânico marca um ponto de virada no gênero de terror Slasher e é considerado um clássico cult. Sua bilheteria alcançou impressionantes 173 milhões de dólares, e sua história foi acusada de incentivar uma onda de crimes violentos e assassinatos nos Estados Unidos.

 

Invocação do Mal (2013)

O Longa Invocação do Mal é inspirado nas aventuras de um casal de investigadores de fenômenos paranormais, Ed e Lorraine Warren. Os dois são chamados a conhecer a história de uma família que se muda com as cinco filhas para uma nova casa, onde começam a acontecer coisas bizarras.

 

Ed e Lorraine descobrem, então, a presença de uma entidade demoníaca, que deseja continuar com um clico de maldades naquela região. Seguindo por esse caminho, o filme aborda muito bem o conceito de ‘casa assombrada’ e foi um sucesso de crítica e público, ganhando até outros dois filmes, se tornando uma franquia.

 

It- A coisa (2017)

Baseado na obra de Stephen King, It - A coisa conta a história de sete crianças que são atormentadas por uma entidade poderosa que se transforma em basicamente tudo que alimenta os medos dos jovens. Porém, sua forma mais conhecida é a do palhaço Pennywise. ‘A Coisa’ sai das profundezas a cada 27 anos buscando crianças pequenas da fictícia cidade de Derry para se alimentar.

 

A história ganhou um capítulo final, lançado em 2019, com as crianças já adultas, reunidas 27 anos depois, para decretar o fim da entidade.

 

O exorcista (1973)

Mais um da seara dos clássicos, O Exorcista é um dos filmes mais falados quando o assunto é terror. O longa é inovador ao trazer para as telonas o assunto ‘possessão demoníaca’ e foi baseado em um livro, escrito por William Peter Blatty.

 

Blatty estava na faculdade quando soube de um caso de possessão de uma menina, que estava carregada por uma entidade maligna e um padre tentava de tudo para salvá-la. Aesar do livro não ter deslanchado, seu trabalho lhe rendeu o posto de roteirista do filme, que é um dos maiores sucessos do gênero.

 

O Iluminado (1980)

Clássico do diretor Stanley Kubrick, O Iluminado conta a história do escritor e alcoólatra em recuperação Jack Torrance, intrepretado por um outro Jack bem famoso: o Nicholson.

 

Torrance aceita um emprego em um isolado hotel no Colorado e vai até lá com sua esposa e filho. Após isso, começa uma série de eventos assustadores que culminam em um dos grandes trabalhos do diretor e, para muitos, no maior trabalho da carreira de Jack Nicholson.

 

Psicose (1960)

Mais um clássico do gênero. Aqui, o diretor Alfred Hitchcock se inspirou em um livro que conta a história de um serial killer chamado Ed Gein, que atuava entre as décadas de 40 e 50. O maníaco, dentre outras coisas, costumava arrancar partes dos corpos das vítimas e levava consigo, como uma espécie de troféu.

 

O diretor se apropriou da história e criou, então, o assassino Norman Bates, que entrou para a história como um dos maiores maníacos do cinema mundial.

 

Hereditário (2018)

Aqui, mais um longa de Ari Aster. Desta vez, Hereditário, que acompanha a história de uma triste família que tenta superar o falecimento da matriarca. Mesmo após falecer, a mulher permanece como uma sombra dentro da casa dos Graham, que descobrem que podem ter herdado um destino infeliz e doloroso.

 

Sexta-feira 13 (1980)

Encerrando a lista, nada melhor do que um filme que aborda justamente a sexta-feira 13. E este é o primeiro feito a respeito do assunto, lançado nos anos 80. Na trama, vemos a história de jovens que são perseguidos em um acampamento por umd os serial-killers mais assombrosos e famosos do cinema: Jason Voorhes.

 

O impacto da obra foi tanto que outros 9 filmes foram feitos, fazendo de Sexta-feira 13 uma franquia gigantesca, que foi alimentada até 2009. O filme é dirigido por Sean Sexton Cunningham, que possui um vasto currículo quando o assunto é terror.

 

MAIS SOBRE CINEMA