Serial Killer que inspirou filme tem identidade revelada após 50 anos

Assassino do Zoodíaco foi identificado por uma equipe de investigadores; história deu origem a vários filmes

Divulgação
Retrato falado do Assassino do Zoodíaco divulgado pela Polícia de São Francisco (foto: Divulgação)
 

52 anos após o serial killer que ficou conhecido como Assassino do Zoodíaco fazer sua primeira vítima, investigadores independentes desvendaram sua identidade. O criminoso, inclusive, inspirou um filme, chamado Zoodíaco , lançado em 2007.

 

As informações são do TMZ. A equipe que identificou o criminoso, chamado Gary Francis Poste tem 40 pessoas entre policiais, militares e até jornalistas. A identificação, no entanto, ocorreu tarde demais para que o homem pudesse ser preso, já que ele morreu em 2018, depois de fugir por anos.

 

As novas informações indicaram que, além dos crimes atribuídos a ele, Gary seria, também, responsável por outros, que ocorreram em locais muito distantes de São Francisco, onde tudo começou, em 1969.

 

De acordo com o TMZ, o grupo teria passado anos investigando evidências, além de terem analisado fotografias da sala escura de Gary, que se tornaram parte essencial da identificação. Graças aos retratos, os investigadores teriam reconhecido cicatrizes na testa do suposto assassino que eram bem parecidas com marcas presentes no retrato-falado do Assassino do Zodíaco.

 

O Criminoso que inspirou diversas obras

Gary Francis Poste se intitulou Assassino do Zoodíaco , adotando o nome em cartas que enviava para jornais locais. As mensagens continham códigos, charadas e criptogramas. Poste ameaçava cometer mais crimes caso os enigmas não fossem desvendados.

 

Diversas obras foram baseadas no Assassino e começaram a ser lançadas nos anos 70, quando Gary agia ativamente. Entre elas, o filme Zoodíaco , dirigido por David Fincher , que se tornou uma das referência mais famosas à história do criminoso. O longa conta com nomes de peso em seu elenco, como Robert Downey Jr., Mark Ruffalo e Jake Gyllenhaal

Divulgação
Robert Downey Jr e Jake Gyllenhaal em Zoodíaco, em 2007 (foto: Divulgação)
 

MAIS SOBRE CINEMA