'Me chamem de ator', diz Cate Blanchett após polêmica no Festival de Veneza

Após polêmica no Festival de Berlim de ter eliminado prêmios por gênero, a estrela de Hollywood questionou o uso pejorativo da palavra

AFP 02/09/2020 16:32
Vittorio Zunino Celotto/Getty Images
Cate Blanchett preside o júri no Festival de Veneza de 2020 (foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)
A estrela de Hollywood, Cate Blanchett, disse nesta quarta-feira (2) que preferiria que a chamassem de ator em vez de atriz.

A australiana, que preside neste ano o júri no Festival de Veneza, ressaltou a polêmica decisão do festival de Berlim, na semana passada, de eliminar os prêmios por gênero e premiar apenas um "melhor ator".

"Sempre me referi a mim mesma como um ator", disse Blanchett, ao ser questionada sobre os prêmios neutros em relação ao gênero, horas antes de começar o Festival de Veneza, de 10 dias, com restrições por causa da pandemia de COVID-19.

"Pertenço a uma geração em que a palavra 'atriz' quase sempre foi utilizada com um sentido pejorativo. Então, reivindico o outro espaço", disse à AFP.

Para comprovar seu ponto, ela perguntou aos repórteres se existia um equivalente feminino da palavra "professor" em italiano, apenas para ouvi-los dizer que não.

Blanchett lidera o júri em Veneza - criticado anteriormente por feministas pela "masculinidade tóxica" de sua seleção -, em um ano em que o número de diretoras na competição quadruplicou, chegando a oito.

MAIS SOBRE CINEMA