Democracia em Vertigem e Carol Duarte conquistam prêmios Platino

Documentário de Petra Costa e atriz de A vida invisível conseguiram a segunda leva brasileira de prêmios da Espanha

Correio Braziliense 30/06/2020 08:00
Divulgação/Diego Bresani
Petra Costa, com Democracia em vertigem, conquistou o Platino Xcaret (foto: Divulgação/Diego Bresani)
Foi divulgado o resultado da sétima edição do prêmio espanhol Platino Xcaret, e tem dois nomes brasileiros entre os vencedores. A atriz Carol Duarte, que interpreta a protagonista de A vida invisível (de Karim Aïnouz), levou o prêmio de melhor atriz, tornando-se a segunda brasileira a ser reconhecida nesta categoria do prêmio — a primeira, em 2017, foi Sônia Braga.

O documentário Democracia em vertigem, de Petra Costa, também se tornou o segundo vencedor brasileiro de sua categoria, conquistando o posto de melhor documentário do pleito. O primeiro, em 2015, foi O sal da terra.

O grande vencedor do festival foi o diretor espanhol Pedro Almodóvar, que conquistou nada menos que seis categorias: melhor filme, direção, roteiro, ator (Antonio Banderas), música original e montagem, todos com o longa-metragem Dor e glória.

A animação El despertar de las hormigas tornou-se a primeira produção porto-riquenha na história dos prêmios, ganhando na categoria Platino Xcaret para Educação em Valores. A série La casa de papel foi aclamada como melhor minissérie e rendeu o prêmio de melhor ator para Álvaro Morte e melhor atriz coadjuvante para Alba Flores.

MAIS SOBRE CINEMA