''Star Wars: A Ascensão Skywalker'' encerra mais de 40 anos de saga

Embora outros filmes da franquia estejam programados, "A Ascensão Skywalker", que estreia esta semana em todo o mundo, será uma espécie de despedida para toda uma geração

AFP 18/12/2019 08:06
Rich Fury / Getty Images / AFP /
Mark Hamill participa da estreia de "Star Wars: A Ascensão do Skywalker" em Hollywood (foto: Rich Fury / Getty Images / AFP / )
A força esteve com eles durante 42 anos: os astros veteranos de Star Wars se reúnem para o fim da lendária história criada por George Lucas em 1977, com a inesperada e comovente presença da princesa Leia.

Embora outros filmes da franquia "Star Wars" estejam programados, "A Ascensão Skywalker", que estreia esta semana em todo o mundo, será uma espécie de despedida para toda uma geração. E para Anthony Daniels, que interpretou o droide C3PO desde o início, e Billy Dee Williams, que interpreta Lando Calrissian, este nono e último episódio da saga Skywalker é uma espécie de canto do cisne.

E também é o último filme de Carrie Fisher - que faleceu aos 60 anos no fim de 2016 - no papel que a lançou para a fama: o da aguerrida princesa Leia Organa.
Graças a um inovador reaproveitamento de cenas filmadas para os longas-metragens anteriores da mais recente trilogia, Fisher permanece no centro da produção, três anos após sua morte.

"A ideia de continuar a história sem Leia não era uma possibilidade e não havia como fazer uma Leia digital", disse o diretor JJ Abrams em uma entrevista coletiva em Los Angeles.

"E não era possível, claro, que outra atriz a interpretasse".

A jovem princesa idealista do início da saga é agora uma general de grande reputação, que inspira uma nova geração de integrantes da Resistência como Rey (Daisy Ridley) a enfrentar o Lado Sombrio, liderado pelo filho de Leia, o sinistro Kylo Ren (Adam Driver).

Para o filme, os outros atores, incluindo sua filha Billie Lourd, filmaram cenas e diálogos que poderiam ser combinados com as tomadas já gravadas por Fisher e que foram conservadas nos arquivos.

"Carrie teve um papel fundamental nos nove filmes", disse Kelly Marie Tran, 30 anos, que interpreta a mecânica da Resistência Rose Tico. "Havia muita vontade de honrá-la e ela está incrível no filme!"


"Guardião"

Fisher não foi a única integrante do elenco original da primeira trilogia de Star Wars que morreu antes de "A Ascensão Skywalker".

Peter Mayhew, o Chewbacca original, faleceu após um ataque cardíaco em abril. Mas por seu estado de saúde frágil, o ator já havia passado o bastão do personagem para Joonas Suotamo, um finlandês de 2,12 metros de altura, desde "O Despertar da Força" em 2015.

"Quando Peter morreu, eu fiquei com o coração partido. Mas gosto de pensar que neste filme tentei fazer justiça a ele", declarou Suotamo, que atribui a Mayhew o andar particular de "Chewie", reconhecido em todo o mundo.

"Mesmo que as pessoas não tenham assistido Star Wars, elas podem saber quem é Chewbacca. E é disto que sou o guardião".

Para Williams, voltar ao papel de Lando foi quase como assumir um novo personagem, pois ele não esperava, 36 anos depois de "O Retorno de Jedi".

"Não pensei que aconteceria. Era algo que já dava por encerrado", disse. "Mas quando recebi a ligação de JJ e nos reunimos, eu sentei e ri... foi um presente maravilhoso".

Do mesmo modo, Anthony Daniels, que interpretou o droide C3PO em todos os filmes da saga Star Wars, disse que a perda dos amigos de elenco e o fim dos filmes permitiram uma pausa para refletir sobre a escala do fenômeno.

"É como ter o nariz contra o planeta, não dá para ver como este planeta é grande", disse. "Finalmente, eu vejo quase de outra perspectiva... fico feliz por ter sobrevivido por tanto tempo".

"A Ascensão Skywalker" aposta na nostalgia e nos episódios anteriores. JJ Abrams admitiu que nenhuma solução foi perfeita para compensar a ausência de Carrie Fisher, mas afirmou que ficou satisfeito com o resultado.

"Se tivéssemos Carrie por perto, teríamos feito coisas diferentes aqui e ali? Claro que teríamos. Mas tivemos a oportunidade de ter Carrie no filme", disse.

"Conseguimos fazer algo com que Carrie, eu gosto de pensar, ficaria feliz", concluiu.

Quem é quem

A seguir uma lista dos principais heróis e vilões da epopeia espacial:


- Elenco da trilogia original -


-- Luke Skywalker: menino de fazenda órfão que se tornou o maior Jedi da galáxia. Renunciou à Força e se tornou um eremita depois que seus esforços para treinar novos Jedi terminaram em desastre. Deu sua vida para ajudar a Resistência a escapar no final de "Os Últimos Jedi" (2017).


-- Leia Organa: antes princesa e líder da Aliança Rebelde, a irmã de Luke Skywalker e mãe do vilão Kylo Ren é agora uma general e líder da Resistência.


-- Han Solo: um contrabandista que se uniu à Aliança Rebelde com sua icônica nave espacial, a Millennium Falcon. Casou-se e depois se separou de Leia, reapareceu em "O Despertar da Força" e foi assassinado pelo próprio filho, Kylo Ren.


-- Chewbacca: um wookiee peludo, carinhoso mas com uma grande força, copiloto fiel de Han Solo e seu sócio em atividades de contrabando.


-- Darth Vader: o grande vilão de todos os tempos e uma das figuras mais reconhecidas da história do cinema. Originalmente conhecido como Anakin Skywalker, era o pai de Luke e Leia. Morreu salvando seu filho do Imperador em "O Retorno de Jedi" (1983).


-- Lando Calrissian: jogador e trapaceiro, inicialmente traiu seu amigo Han Solo antes de se unir à Aliança Rebelde, eventualmente chegando ao posto de general.


-- C-3PO: um droide constantemente nervoso, programado para serviços de etiqueta e protocolo, fluente em seis milhões de idiomas, e geralmente em desacordo com as decisões de seu amigo mecânico R2-D2.


-- R2-D2: um engenhoso e divertido droide conhecido por seus bipes e assobios.


-- Imperador Palpatine: mestre de Vader, que governou o maligno império galáctico antes de ser aparentemente assassinado por seu discípulo. Mas sua voz é ouvida nos trailers de "A Ascensão Skywalker"...


- Elenco da nova trilogia -


-- Rey: uma catadora de lixo tecnológico que cresceu em um cemitério de naves espaciais no planeta Jakku, mas que é poderosa, porque detém a Força. As especulações sobre seu passado se intensificaram desde que apareceu pela primeira vez em "O Despertar da Força", embora ela seja convencida a admitir em "Os Últimos Jedi" que, longe de pertencer a uma linhagem real, seus pais eram "insignificantes".


-- Finn: um stormtrooper renegado que, chocado com a crueldade da Primeira Ordem, desertou e virou soldado da Resistência, onde se tornou amigo de Rey.


-- Poe Dameron: descreve a si mesmo como "o melhor piloto da galáxia". Também se uniu à Resistência, mas frequentemente desobedece as ordens de Leia e liderou um motim frustrado, antes de se redimir em "Os Últimos Jedi".


-- Kylo Ren: anteriormente conhecido como Ben Solo, o filho de Leia e Han se voltou para o lado sombrio depois que seu mestre Jedi, Luke, temeroso de seu poder, levantou momentaneamente o sabre de luz como se estivesse disposto a atacá-lo. Agora é um vilão mascarado com um sabre de luz de três lâminas que se assemelha muito o seu avô, Darth Vader.


-- Líder supremo Snoke: líder Supremo da Primeira Ordem, que foi assassinado por seu aprendiz em "Os Últimos Jedi".


-- BB-8: pequeno androide esférico com uma personalidade tão corajosa quanto a de R2-D2.


-- Rose Tico: mecânica da Resistência que inicialmente acha que Finn é desertor, mas depois se torna amiga dele e de seus companheiros em "Os Últimos Jedi".

MAIS SOBRE CINEMA