Mineira pode disputar o Oscar 2019; 'A Vida Invisível' está fora

Lista de pré-selecionados tem o brasileiro 'Democracia em vertigem' na categoria documentário. 'A vida invisível' não entrou na relação. Concorrentes serão divulgados em 13 de janeiro

Redação EM Cultura 16/12/2019 20:34
Divulgação
'Democracia em vertigem', dirigido pela belo-horizontina Petra Costa, integra a pré-lista da categoria documentário (foto: Divulgação)
O longa 'A vida invisível', de Karim Aïnouz, não vai concorrer ao Oscar 2019. A produção não faz parte da pré-seleção da categoria filme estrangeiro, divulgada pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood nesta segunda-feira (16). Mas o Brasil não está fora da disputa. 'Democracia em vertigem', dirigido pela belo-horizontina Petra Costa, integra a pré-lista da categoria documentário. Produzido pela Netflix, o filme aborda a política brasileira do governo Lula ao impeachment de Dilma Rousseff.
 
Petra é filha do político mineiro Manoel Costa e de Marília Andrade, herdeira do Grupo Andrade Gutierrez, que participam do documentário, um relato pessoal da cineasta sobre a história contemporânea do Brasil. A lista dos concorrentes ao Oscar será divulgada em 13 de janeiro. A cerimônia de premiação está marcada para 9 de fevereiro.
 
Democracia em vertigem concorrerá com Advocate, American factory, The Apollo, Apollo 11, Aquarela, The biggest little farm, The cave, The edge of democracy, For Sama, The great hack, Honeyland, Knock down the house, Maiden, Midnight family e One child nation.
 
Os pré-indicados a melhor filme internacional são The painted bird (República Tcheca), Truth and justice (Estônia), Aqueles que ficaram (Hungria), Corpus Christi (Polônia), Beanpole (Rússia), Os miséraveis (França), Dor e glória (Espanha), Atlantics (Senegal), Honeyland (Macedônia do Norte) e Parasita (Coreia do Sul).

MAIS SOBRE CINEMA