Star wars: nunca vi os filmes anteriores, por qual devo começar?

Com oito episódios anteriores ao mais recentemente lançamento, muita gente se confunde na hora de acompanhar a saga. Nós damos as dicas para não se perder

Pedro Galvão Rafael Alves 12/12/2019 16:00

Star wars / Divulgação
São oito episódios e dois filmes extras (foto: Star wars / Divulgação )
Nesta quinta-feira (19/12) estreia o mais novo episódio de Star wars: A ascensão Skywalker. Se uns mal podem esperar para ver o novo episódio, quem ainda é iniciante nesse universo pode se perder, sem saber como acompanahr a novidade. Afinal, com tanta coisa já lançada desde 1977, por onde começar?

 

Um bom ponto de partida é saber que o mais antigo deles é, na verdade, o Episódio IV(quatro), lançado em 1977. Os episódios V (cinco) e VI (seis), de 1980 e 1983, respectivamente, finalizam a chamada Trilogia Original. Entre 1999 e 2005, o diretor e criador da série, George Lucas, lançou uma nova trilogia, que é uma prequela da original, ou seja, conta o que aconteceu antes dos episódios IV, V e VI, enquanto os episódios VII e VIII, lançados em 2015 e 2017,  respectivamente, além do lançamento desta semana, contam sobre histórias que se passam 30 anos depois do Episódio VI.

 

Daí a confusão sobre por qual deles começar, por isso, sugerimos as seguintes opções:

 

Opção 1 - Assistir na ordem de lançamento (VI, V, VI, I, II, III, VII, VIII e IX). É um caminho mais tradicional, pois você terá a mesma experiência que os fãs que viram os primeiros filmes mesmo antes do lançamento da segunda trilogia. No entanto, ao fazer essa escolha, os filmes I, II e III podem não ser muito empolgantes, já que boa parte dos fatos já serão de sua sabedoria.

 

Opção 2 - Assistir na ordem da narrativa (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX). Dessa forma, você assistirá à saga como se ela fosse uma série, na ordem certa dos acontecimentos desde o início. No entanto, muitos fãs não recomendam essa sequência, já que ela quebra algumas surpresas que os filmes IV, V e VI oferecem ao espectador, consideradas pontos altos da história.

Opção 3 - Assistir na ordem IV, V, II, III, VI e VII, ignorando o I, ou assistindo depois de tudo, apenas por curiosidade. Essa é a recomendação dos fãs mais fervorosos para quem deseja se iniciar em Star wars. De acordo com eles, essa sequência proporciona maior quantidade de surpresas e emoções, além de tornar o desfecho da saga ainda mais especial. O desprezo ao Episódio I acontece porque, na visão desses ‘especialistas’, ele não acrescenta muita coisa à narrativa, além de dar alguns ‘spoilers’ sobre o restante da história. Também existe uma implicância de algumas legiões de fãs com certos personagens desse filme, como o alien desastrado Jar Jar Binks e a petulante versão infantil de Anakin Skywalker. Só depois disso você deveria ver os longas lançados nos últimosquatro anos.

 

Rogue One: em 2016, foi lançado Rogue One: Um história Star wars. Sucesso de bilheteria, o filme não é um episódio, ou seja, não tem acontecimentos que modifiquem o entendimento do restante da saga. Caso tenha tempo e curiosidade, a história se passa cronologicamente logo antes do Episódio IV. 

 

Han Solo: em 2018, outro filme ligado a Star wars, mas interferência na história central, chegou aos cinemas. Porém, o longa estrelando Emilia Clarke, Alden Ehrenreich e Childish Gambino não fez tanto sucesso. 

 

Onde assistir? Para quem tem TV por assinatura, o canal Telecine disponibiliza todos os filmes em sua plataforma de streaming ‘Telecine Play’.

MAIS SOBRE CINEMA