Brasil escolhe 'A vida invisível' para tentar vaga no Oscar 2020

Filme de Karim Ainouz com participação especial de Fernanda Montenegro foi o vencedor da mostra 'Um certo olhar', em maio deste ano, no Festival de Cannes

por Estado de Minas 27/08/2019 12:52
Bruno Machado / Divulgação
(foto: Bruno Machado / Divulgação)

A Academia Brasileira de Cinema (ABC) anunciou nesta terça-feira (27) o filme brasileiro que vai disputar uma vaga no Oscar 2020. O escolhido foi o longa "A vida invísivel", do cearense Karim Aïnouz. Havia 12 candidatos na disputa. 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, era o outro favorito, ao lado do longa de Ainouz. 

O filme, uma coprodução entre Brasil e Alemanha, venceu em maio a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e é ambientado no Rio de Janeiro, na década de 1950. Ele conta a história de duas irmãs, Eurídice (Carol Duarte) e Guida (Júlia Stockler). 

Muito unidas, mas bem diferentes, elas acabam sendo separadas. Guida, a mais velha, foge de casa e retorna grávida, o que a faz ser expulsa pelo pai. Já Eurídice, que sonha se tornar pianista, acaba ficando sozinha. A separação forçada determina a vida destas duas mulheres. A narrativa vai de 1950 e 1958 – os momentos finais são em 2018.

Livre adaptação do romance homônimo de Martha Batalha (2016), este é o terceiro longa de Aïnouz apresentado em Cannes. Sua primeira participação foi em 2002 com o filme "Madame Satã". Retornou ao festival em 2011 com "O abismo prateado".
 
A comissão responsável pela escolha foi presidida pela cineasta Anna Muylaert e integrada pelo crítico Amir Labaki, o diretor e roteirista David Schurmann, a produtora e curadora Ilda Santiago, o roteirista Mikael de Albuquerque, as produtoras Sara Silveira e Vânia Catani, o diretor de fotografia Walter Carvalho e o produtor e o diretor Zelito Viana.
 
A estreia do longa no Brasil estava prevista para o dia 31 de outubro. Na segunda-feira (26), véspera da decisão do representante brasileiro no Oscar, as distribuidoras Sony Pictures e Vitrine Filmes anunciaram que haveria estreia antecipada para 19 de setembro em cidades no Nordeste. Com a medida, o filme se habilita para a disputa, de acordo com as regras estabelecidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que aceita nessa categoria produções que tenham estreado até o mês de setembro em seus países de origem.   

MAIS SOBRE CINEMA