Netflix já é a vencedora do Oscar 2019. Entenda

Plataforma de streaming conseguiu 10 indicações por 'Roma', de Alfonso Cuarón e três por 'A balada de Buster Scruggs', de Joel e Ethan Cohen

por Mariana Peixoto 22/01/2019 12:43
Netflix/Divulgação
Yalitza Aparicio foi indicado ao Oscar de melhor atriz por 'Roma' (foto: Netflix/Divulgação)
Independentemente de quem levar os principais prêmios em 24 de fevereiro, a 91ª edição do Oscar já tem um vencedor: a Netflix.
Roma, de Alfonso Cuarón, produzido pela plataforma de streaming, obteve 10 indicações – A favorita, do grego Yorgos Lanthimos, também emplacou 10, dividindo a liderança da disputa. Mais que isso: Roma disputa a estatueta de melhor filme e se tornou a primeira produção da Netflix a concorrer ao prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. 
 
Além de concorrer a melhor filme do ano, Roma está também entre os cinco indicados a melhor filme estrangeiro (é o candidato do México) e sua vitória é dada como certa nessa categoria. Ele não é, no entanto, o primeiro longa de uma plataforma de streaming a ser indicado a melhor filme. O feito, de 2016, é de Manchester à beira-mar, produção da concorrente Amazon Prime Video.
 
No entanto, a Amazon, na época, fez um lançamento convencional – o filme passou por festivais e depois foi lançado no circuito comercial nos cinemas. Roma também iniciou sua carreira no circuito de festivais. Estreou no Festival de Veneza (e venceu o Leão de Ouro), depois de uma queda de braço da Netflix com a organização do Festival de Cannes que acabou com o filme sendo retirado da competição pela Palma de Ouro _a Netflix não cedeu à exigência de Cannes por um lançamento no filme no circuito de cinemas francês. 
 
Com o objetivo de fazer história no Oscar, no entanto, a Netflix reviu sua estratégia. Depois de colocar o filme numa série de outros festivais, onde ele continuou acumulando prêmios, a empresa anunciou um lançamento restrito em cinemas (o que o habilitou a competir nas demais categorias do Oscar), antes da disponibilização para todos os seus assinantes –no dia 14 de dezembro passado, quando passou a ser visto nas TVs, smartphones e tablets do mundo inteiro. 
 
No Brasil, Roma vem sendo exibido em cinemas de algumas cidades. A exibição é feita por demanda das salas. Belo Horizonte ainda não teve nenhuma sessão, o que talvez mude agora, com as 10 indicações recebidas pelo longa. 
 
Cuarón, em entrevistas, já deixou claro seu posicionamento entre a briga de distribuidores de cinema e plataformas de streaming: “Quantos cinemas você acha que exibiriam um filme mexicano, em preto e branco, falando em espanhol e dialeto, um drama sem nenhuma estrela no elenco?”, retrucou o cineasta a um jornalista nos bastidores do Globo de Ouro, de onde Roma saiu com os troféus de melhor diretor e filme estrangeiro.
 
Roma não é a única vitória da Netflix nesta manhã de indicações. Produção dos irmãos Joel e Ethan Cohen, A balada de Buster Scruggs, outra produção da plataforma de streaming, concorre em três categorias.

MAIS SOBRE CINEMA