Três eventos voltados para o mercado audiovisual serão realizados em BH nesta semana

Sessões serão gratuitas; especialistas de 12 países discutirão projetos de filmes

por Pedro Galvão 26/08/2018 08:25
Bianca Aun/divulgação
O recém-lançado Benzinho, novo filme de Gustavo Pizzi, foi viabilizado com o apoio do CineMundi (foto: Bianca Aun/divulgação)

Encontrar, conhecer, aprender, debater, produzir e também assistir. Esta semana, todos esses verbos estarão conectados pelo cinema. A exemplo do ano passado, a capital mineira volta a receber três grandes eventos simultâneos do audiovisual. De terça-feira (28) a domingo (2/9), será realizada a 12ª CineBH – Mostra de Cinema Internacional de Belo Horizonte. Além de oferecer sessões gratuitas à população (com 75 filmes exibidos em vários espaços) e debates, o evento encampa o 9º Brasil CineMundi – encontro internacional de coproduções do mercado audiovisual. Com a presença de profissionais de 12 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Itália, Noruega, Suíça e Uruguai), a proposta é fortalecer projetos de longas-metragens, viabilizando-os por meio da cooperação com outras nações.

Paralelamente, a terceira edição da Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX) se propõe a aproximar profissionais da indústria de negócios e o público de grandes clássicos do cinema, com programação especial na Praça da Estação.

Vinte projetos de longas foram selecionados pelo CineMundi – 10 ficcionais para a categoria que leva o nome do evento, cinco documentários para a DocBrasil Meeting e outros cinco para a Foco Minas. Escolhidos por uma comissão, todos serão apresentados a produtores e distribuidores do Brasil e do exterior. No encerramento, o júri anunciará o melhor de cada categoria. O vencedor leva o Troféu Horizonte e uma vaga no Ventana Sur, na Argentina.

Além disso, o representante do TorinoFilmLab apontará um produtor para participar de laboratório internacional na Itália. Será também oferecido o Prêmio Itamaraty, com passagens aéreas para realizadores. Nas outras categorias, também haverá seleção de vencedores. Um projeto de documentário do Doc Brasil Meeting participará da próxima edição do DocMontevideo, no Uruguai, e outro da Foco Minas irá para o DocSP.

CAPACITAÇÃO A escolha dos projetos passou pela comissão que tem o jornalista, pesquisador e crítico de cinema carioca Pedro Butcher como um de seus integrantes. “Nossa preocupação é selecionar projetos que de fato vão se beneficiar de um programa de capacitação. Propostas que estejam maduras demais ou já tenham conseguido financiamentos quase integrais não vão precisar do CineMundi nem se beneficiar do programa”, explica.

Butcher destaca a preocupação do CineMundi com o pluralismo. “Temos observado, na medida do possível, a diversidade regional e também racial e de gênero. Ao contrário do que possa parecer, não é favorecimento. Isso fortalece o programa como um todo para a troca de experiências, fortalecimento dos laços e crescimento das redes”, afirma.

Resultado disso é a seleção dos 20 projetos apresentados, 12 de autoria feminina. Sete deles são de Minas, dois da Bahia, um de Pernambuco e outro do Espírito Santo. Convidada pela primeira vez para o encontro, a produtora italiana Rosanna Seregni elogia a iniciativa e destaca a possibilidade de realizar coproduções a partir das ideias apresentadas. Porém, observa: “Um critério é ser uma história que tenha temática que possa interessar ao público italiano e europeu. Não necessariamente uma história internacional, mas com algo pontual que seja próximo do sentimento e do gosto italiano. As histórias mais localistas são maravilhosas, mas é sempre complicado coproduzi-las, pois fica mais difícil buscar financiadores”, observa.

Paulo de Carvalho, que também integra a comissão de seleção e representa a produtora alemã Autentika Films, ressalta que o CineMundi proporciona resultados a longo prazo ao aproximar realizadores de países diferentes. “A ideia é propiciar encontros além do ‘one to one’ que cada proponente tem com os produtores de fora. Isso, do café ao passeio em Inhotim. Em Cannes, por exemplo, as agendas são complicadas, fechadas. Aqui em BH é mais tranquilo, possibilitando aproximação maior dos projetos com convidados”, compara.

Carvalho lembra que mesmo projetos que não são produzidos imediatamente depois do CineMundi podem vir a participar de outros laboratórios. Além disso, o networking formado no encontro possibilita outras parcerias no futuro.

BENZINHO O público poderá conferir um dos frutos do CineMundi na programação da CineBH. O longa Benzinho, dirigido por Gustavo Pizzi e produzido por Tatiana Leite, entrou na edição de 2013 como projeto e virou filme por meio da parceria com uma produtora uruguaia.

Exibido em festivais internacionais de renome como o Sundance, nos Estados Unidos, e Rotterdam, na Holanda, o longa aborda o drama de uma mãe de classe média do Rio de Janeiro, vivida por Karine Teles, cujo filho mais velho é convidado para tentar a carreira de jogador de handebol na Alemanha. O elenco conta também com Otávio Muller, Mateus Solano e Adriana Esteves. Benzinho será exibido no encerramento da mostra, no domingo que vem, no MIS Santa Tereza.

Metro Goldwyn Mayer/reprodução
Marinheiro de encomenda, clássico de Buster Keaton, será a atração de terça-feira na Praça da Estação (foto: Metro Goldwyn Mayer/reprodução)

Alê Abreu/divulgação
O menino e o mundo, de Alê Abreu, ganha sessão com audiodescrição na Praça da Estação (foto: Alê Abreu/divulgação)


GUIA DO CINÉFILO

A coincidência de eventos do audiovisual em BH resultará em uma variada oferta de sessões gratuitas. Confira alguns destaques:


Cinema pop

» Marinheiro de encomenda (Buster Keaton, 1928)
•Terça-feira (28), às 19h30. Praça da Estação

» Pulp fiction: Tempo de violência (Quentin Tarantino, 1994)
•Quarta-feira (29), às 19h. Praça da Estação

» Forrest Gump: O contador de histórias (Robert Zemeckis, 1994)
•Quinta-feira (30), às 19h. Praça da Estação

» Superman – O filme (Richard Donner, 1978)
•Quinta-feira (30), às 20h. Praça Duque de Caxias

» Santino e o bilhete premiado (Guilherme Fiuza, 2016)
•Sexta-feira (31), às 19h. Praça da Estação

» Submarino amarelo (George Dunning, 1968)
•Sexta-feira (31), às 20h. Praça Duque de Caxias

» Tubarão (Steven Spielberg, 1975)
•Sexta-feira (31), às 20h30. Praça da Estação

» Os embalos de sábado à noite (John Badham, 1978)
•Sábado (1º/9), às 21h. Praça Duque de Caxias

» Corra que a polícia vem aí (David Zucker, 1988)
•Domingo (2/9), às 18h. Praça Duque de Caxias


Cinema cult

» Sol alegria (Tavinho Teixeira, 2018)
•Terça-feira (28), às 20h30. Cine Theatro Brasil Vallourec

» A mulher dos cachorros (Laura Citarella, 2015)
•Quarta-feira (29), às 19h. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes

» Baixo Centro (Ewerton Belico e Samuel Marotta, 2017)
•Quarta-feira (29), às 21h. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes

» Abaixo a gravidade (Edgar Navarro, 2017)
•Quinta-feira (30), às 17h30. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes

» La flor – Parte 1 ( Mariano Llinás, 2018)
•Quinta-feira (30), às 19h30. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes

» La flor – Parte 2 (Mariano Llinás, 2018)
•Sexta-feira (31), às 19h. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes

» Espera (Cao Guimarães, 2018)
•Sábado (1º/9), às 17h. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes

» Cocote (Nelson Carlo De Los Santos Arias, 2017)
•Sábado (1º/9), às 18h30. MIS Santa Tereza

» La flor – Parte 3 (Mariano Llinás, 2018)
. Sábado (1º/9), às19h. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes

» O menino e o mundo (Alê Abreu, 2013)
•Sábado (1º/9), às 18h30. Praça da Estação. Sessão com audiodescrição

» Benzinho (Gustavo Pizzi, 2018)
•Domingo (2/9), às 19h30. MIS Santa Tereza

MAIS SOBRE CINEMA