Cine 104 busca apoio para reabrir

Com funcionamento interrompido desde 2017, espaço enfrenta problemas para voltar a operar

por Mariana Peixoto 10/07/2018 08:00
Google Street View
(foto: Google Street View)
Fechado desde dezembro de 2017, o Cine 104 não tem data para ser reaberto. A falta de patrocínio inviabiliza a operação do cinema. “Infelizmente, é impossível sustentar uma sala só com bilheteria. Estamos atrás de recursos, tentando viabilizar a sala de outras formas, mas, por ora, não temos nada previsto”, afirma Mariana Godinho, que atualmente responde pela gestão do espaço cultural.

A situação atual do Cine 104 não é inédita. A sala funcionou até o fim de 2016. Em 2017, foi reaberta em março. Graças a recursos provenientes de incentivo fiscal, conseguiu se manter ativa até dezembro.

Inaugurado em 2011, o Cine 104, com 80 lugares, é uma das poucas salas de rua de Belo Horizonte – e a única localizada no Baixo Centro. Sua programação sempre primou por filmes independentes, inclusive com forte apoio à produção mineira.

Instalado em uma antiga fábrica de tecidos na Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), o cinema funciona dentro do Espaço Centoequatro, que conta ainda com café, biblioteca e espaço multiuso, onde são realizadas festas, shows e exposições.

O espaço multiuso continua funcionando para eventos de terceiros, já que não tem programação própria. O café também, mas somente para lanches – em agosto ele deve reabrir para almoço.

MAIS SOBRE CINEMA