'Han Solo - Uma história Star wars' chega aos cinemas e mostra o passado do herói

Ron Howard assumiu a direção no meio do projeto e alterou a história, fazendo personagem passar a ir 'de um lugar a outro', diz roteirista

por Agência Estado 24/05/2018 09:01

Disney/Divulgação
Alden Ehrenreich como Han Solo e Joonas Suotamo como Chewbacca em cena de 'Han Solo - Uma história Star wars'. (foto: Disney/Divulgação)

Como muitos fãs de Star wars, Jonathan Kasdan ficou mesmerizado ao ver Han Solo pela primeira vez, naquela cena da cantina. “Ele era imprudente, cínico, não confiava em ninguém. E era meio burro, fazia coisas que não devia”, diz o roteirista de Han Solo - Uma história Star wars, que ele escreveu em parceria com seu pai, Lawrence Kasdan, autor de O império contra-ataca, O retorno de Jedi e O despertar da força.

No longa que estreia nesta quinta (24) no Brasil, Han Solo vai ao passado, quando o personagem era jovem. “Queríamos mostrar como as pessoas são moldadas pelo que acontece com elas. Os filmes que fazemos são sobre os sentimentos e motivações ambíguas das pessoas”, afirma Lawrence Kasdan.

O Han Solo interpretado por Alden Ehrenreich (Ave, César!) é tão arrogante quanto o clássico Han Solo de Harrison Ford, mas certamente menos cínico e mais ingênuo. “Assisti aos filmes originais bem no começo do processo. Mas, depois, tive de deixar isso de lado e me concentrar nesse cara, nesse momento de sua vida”, declarou Ehrenreich à imprensa americana, em Los Angeles.

No começo do filme, ele é um rapaz lutando para sobreviver, tendo como companheira Qi’ra (Emilia Clarke). Os dois planejam fugir de seu planeta natal, Corellia, mas apenas Han consegue, prometendo voltar para resgatá-la. Uma guerra e alguns anos depois, ele trabalha com o criminoso Tobias Beckett (Woody Harrelson) e, claro, reencontra o seu amor do passado.

Outros momentos-chave na vida de Han Solo são parte do filme, como seu encontro com Chewbacca (agora interpretado inteiramente por Joonas Suotamo) e com Lando Calrissian (Donald Glover), além, claro, de seu primeiro voo na Millenium Falcon. Como ocorreu com o Lando de Billy Dee Williams, o de Donald Glover é um dos destaques da produção. “Disse para meu agente: ‘Preciso ser Lando’”, contou Glover. “Ele respondeu: ‘Entendi. Não acho que você tenha muita chance’. Mas isso só me fez querer mais, fui para o teste como se fosse o único papel que eu queria no mundo.”

DEMISSÃO Para Ron Howard, que assumiu a direção depois da demissão de Phil Lord e Christopher Miller, no meio da filmagem, os relacionamentos eram fundamentais. “Essa é a jornada de Han Solo, mas esses relacionamentos são muito importantes para esse jovem.”

A entrada de Howard, veterano com dois Oscars na estante, provocou mudanças no roteiro dos Kasdans. “Refizemos certas coisas, mudamos outras”, admite Jonathan. “Ao final do processo, tínhamos feito uma revisão total do roteiro, que reflete a personalidade de Ron como cineasta. Espero – e acho que ele concorda com isso –que esse filme seja tanto dele quanto qualquer outro que tenha dirigido antes.” Mas o que isso quer dizer? “Ele quer ver os personagens irem de um ponto a outro. Que eles passem por algo que os transforme. É um cineasta da mudança. Ele focou nisso nesse roteiro e fez um filme sobre Han. Foi ótimo.”

Como Jonathan Kasdan cresceu nesse universo, também pode acrescentar ao roteiro coisas de fora dos filmes, fazendo reaparecer certos personagens, por exemplo. E, sinal dos tempos, os roteiristas tiveram oportunidade de incrementar os papéis femininos. “Os filmes que escrevi e dirigi têm muitas mulheres”, disse Lawrence Kasdan. “E, obviamente, elas são metade do mundo! E não têm sido representadas como metade da galáxia necessariamente.” Além da misteriosa Qi’ra, que é uma femme fatale do longa, há Val (Thandie Newton), braço direito de Beckett, e a androide L3 (Phoebe Waller-Bridge), que se construiu sozinha e ajuda e atormentada Lando. “Ela é uma revolucionária e tem uma agenda, ou seja, é uma androide com uma mensagem”, disse Waller-Bridge. E isso tudo sem deixar de ser engraçada.

 

Abaixo, confira o trailer: 

 

 

SÉRIES PROJETARAM ELENCO

Loic Venance/AFP
Os atores Alden Ehrenreich (CSI, Sobrenatural), Emilia Clarke (Game of thrones), Donald Glover (Atlanta), Phoebe Waller-Bridge (How not to live you life, The café) e Thandie Newton (Westworld), na apresentação do longa no Festival de Cannes. (foto: Loic Venance/AFP)

Han Solo - Uma história Star wars pode mostrar a origem do amado personagem da saga, mas é mais que um filme sobre uma única pessoa. Ao longo de sua jornada, o personagem, agora na pele de Alden Ehrenreich, está acompanhado de um time formado junto ao wookie Chewbacca, sua conterrânea Qi’ra (Emilia Clarke) e o trambiqueiro Lando Calrissian (Donald Glover).

 

O quarteto principal do filme conta com nomes famosos e amados na TV e na música. Glover, ator vencedor do Emmy pela série Atlanta e rapper com a alcunha de Childish Gambino, é o nome do momento. Neste mês, sacudiu a internet ao lançar o violento e crítico clipe This is America, que fala sobre racismo. “É bom ver meu filho com um brinquedo do Pantera Negra. Trazer diversidade é a coisa mais importante a se fazer”, diz o ator.

 

Emilia, a Mãe dos Dragões Daenerys, de Game of thrones, também comemora a diversidade. Recentemente, ela criticou de forma pública o adjetivo “mulher forte” para definir sua personagem. “Se você fala ‘homem forte’, pensa em alguém musculoso. Seria positivo ter mulheres definidas por suas personagens, e não apenas pelo fato de serem mulheres.”

 

A personagem dela, inclusive, é um dos grandes mistérios do longa, já que é a única inédita no quarteto principal. “Game of thrones tem muita ação, mas fico afastada. Amo poder fazer ação com minhas próprias mãos nesse filme e o fato de ela ser um grande segredo, o que é um spoiler”, ri.


ENCONTRO Ehrenreich e Glover dão vida a personagens imortalizados por Harrison Ford e Billy Dee Williams na saga original. Antes de começarem as gravações, cada um encontrou seu respectivo antecessor. “O fato de ele tirar um tempo do seu dia para ir onde eu estava significou muito para mim”, diz Alden sobre Ford. Já Donald relembra um conselho que recebeu de Williams para fazer um bom Lando: “Seja charmoso”.

 

O desafio, para Alden, não está em encarar personagens icônicos, mas num equilíbrio. “É uma combinação entre absorver o máximo dos filmes originais e ser verdadeiro com a história sendo contada no momento.” Para o ator, o público vai ver um lado de Han Solo que não espera. “Quase um sonhador, idealista, algo que não associamos a ele.” O ator não se preocupa com possíveis reações negativas ao filme. “Se você não olha comentários na internet, elas não existem”, brinca. “O personagem não sabe que é o Han Solo, um ícone. Você tem que ignorar as expectativas.”

 

Alden Ehrenreich, Emilia Clarke e Donald Glover querem reprisar os seus papéis em possíveis novos filmes de Star wars. “Quero saber mais sobre sua família”, diz Glover, a respeito de um hipotético longa sobre Lando Calrissian. Alden acharia interessante ver Han Solo como um Indiana Jones intergaláctico. “Seria legal ver diferentes aventuras em outros mundos.” Emilia, a Qi’ra, brinca. “Kathy, se estiver ouvindo, nós topamos”, referindo-se à presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy.

MAIS SOBRE CINEMA