Atores fazem até tripla jornada em filmes que disputam prêmios importantes desta temporada

Michael Stuhlbarg, a a britânica Sally Hawkins e Lily James são alguns exemplos

por Pedro Antunes/Estadão Conteúdo Mariana Peixoto 08/02/2018 20:03
Até a atual temporada, o nome do norte-americano Michael Stuhlbarg, de 49 anos, era mais conhecido do público das séries. Fez papéis importantes em Boardwalk Empire (2010-2013) e na terceira temporada de Fargo (2017). Ainda que nos últimos anos tenha participado de filmes de destaque – Lincoln (2012) e A chegada (2016) –, a safra do Oscar se tornou divisor de águas na carreira do ator.
Fox Searchligh/divulgação
Michael Stuhlbarg contracena com Michael Shannon em 'A forma da água' (foto: Fox Searchligh/divulgação)

Stuhlbarg está em três filmes indicados ao prêmio da Academia de Hollywood: Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino, A forma da água, de Guillermo del Toro, e The Post: A guerra secreta, de Steven Spielberg. No primeiro, ele faz o papel de um professor italiano de história da arte (fala italiano, francês e inglês); no segundo é um cientista soviético (personagem que, logicamente, fala russo; algo que não deve ter sido tão difícil, pois Michael estudou na Academia de Música e Teatro da Lituânia); no terceiro interpreta Abe Rosenthal, o editor-chefe do The New York Times.

Em Me chame pelo seu nome, é dele o monólogo final, o maior momento dramático do filme. Em A forma da água, Stuhlbarg tem outro bom momento como o personagem que revela um viés heroico. Tais participações, principalmente o papel do pai compreensivo e afetuoso de Me chame pelo seu nome, fizeram a transição do ator raramente reconhecido pelo público para aquele que ganha brilho próprio. Stuhlbarg não está sozinho na dupla (no caso dele, tripla) jornada. Indicada ao Oscar de melhor atriz pela zeladora muda de A forma da água, a britânica Sally Hawkins repete agora o papel de Mary Brown em Paddington 2, lançado recentemente nos cinemas – o filme não está no Oscar, mas concorre em três categorias do Bafta, a versão inglesa do prêmio norte-americano. Na aventura infantojuvenil, a atriz integra a família londrina que acolhe o urso vindo do Peru.

Saoirse Ronan, concorrente de Sally Hawkins ao Oscar de melhor atriz (por Lady Bird: é hora de voar), é outro nome recorrente nas telas. Integra o elenco que dublou Com amor, Van Gogh, que disputa a estatueta de melhor animação. No filme, que utiliza a técnica da animação a partir de pinturas a óleo, a atriz dubla Marguerite Gachet, filha de Paul Gachet, médico que cuidou do pintor holandês em suas últimas semanas de vida.
Universal Pictures/Divulgação
Stuhlbarg no papel de um poderoso jornalista em 'The Post: A guerra secreta' (foto: Universal Pictures/Divulgação)

Mesmo sem indicações ao Oscar, Lily James está em duas produções com chances de estatueta. É a namorada de Baby (Ansel Elgort), o motorista de escapadas do filme Em ritmo de fuga (indicado a três categorias técnicas), e a secretária do primeiro-ministro Winston Churchill em O destino de uma nação (indicado em seis categorias, deve dar a Gary Oldman sua primeira estatueta).

Já Caleb Landry Jones atua em três filmes do Oscar. Um está entre os favoritos: Três anúncios para um crime, indicado em sete categorias. Na história de Martin McDonagh, o ator vive o publicitário que cria os anúncios a que o título do drama policial se refere. As duas outras produções são a zebra Corra!, terror de Jordan Peele que discute racismo, e Projeto Flórida, o filme indie de Sean Baker que foi bem cotado para o prêmio, mas acabou disputando apenas na categoria ator coadjuvante (Willem Dafoe).

MAIS SOBRE CINEMA