Curta de realizador mineiro é selecionado para o Festival de Berlim

'Russa', de Ricardo Alves Jr. e João Salaviza conta uma história que se passa em um bairro de Porto, em Portugal

por Estado de Minas 10/01/2018 10:45
Divulgação
Curta-metragem se passa em Portugal e conta a história de Russa. (foto: Divulgação)
O curta-metragem Russa, de autoria do mineiro Ricardo Alves Jr. e do português João Salaviza, foi selecionado para a competitiva oficial da 68ª edição do Festival de Berlim, que começa em 15 de fevereiro. 

O curta de 20 minutos conta a história da personagem Russa, que volta ao bairro do Aleixo, na periferia do Porto, em Portugal, para visitar a irmã e os amigos com quem celebra o aniversário do filho. Neste reencontro, ela retoma a memória coletiva de seu bairro, onde a arquitetura do passado se manteve intacta. A primeira exibição de 'Russa' em Berlim será em 19 de fevereiro. 

Ricardo é o autor do filme Elon não acredita na morte, lançado em 2016, que foi selecionado por festivais importantes como o de Brasília e a Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro. O filme também esteve presente na programação do Macao Film Festival & Awards, na China, onde ganhou a categoria Best Artistic Contribution Award. 
 
João Salaviza, por sua vez, lançou seu primeiro longa-metragem, Montanha, em 2015, no Festival de Veneza. Também realizou uma trilogia de curta-metragens que foram premiados em festivais internacionais: Arena (2009), Rafa (2012) e Cerro Negro (2012). 

Além de Russa, outros dois curtas brasileiros também estão na disputa. São eles: Alma bandida, de Marco Antônio Pereira, e Terremoto santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. 

MAIS SOBRE CINEMA