Prévia do Oscar, SAG Awards anuncia indicados da edição 2018

'Três anúncios para um crime', de Martin McDonagh, recebeu o maior número de indicações

por Estadão Conteúdo 15/12/2017 09:41

Merrick Morton/Fox/Divulgação
Frances McDormand interpreta uma mãe que perde a filha num crime violento e tenta descobrir o culpado a todo custo. (foto: Merrick Morton/Fox/Divulgação)

Depois do anúncio dos indicados para o Globo de Ouro, premiação da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, foi a vez de o Sindicato de Atores Americanos (SAG) revelar a lista de candidatos. O destaque, desta vez, foi Três anúncios para um crime, comédia dramática com toques de humor negro escrita e dirigida por Martin McDonagh. O filme, que recebeu seis indicações ao Globo de Ouro, concorre no SAG a quatro prêmios, incluindo o de melhor elenco – o mais importante do SAG, correspondente ao de melhor filme. Também concorre nas categorias de melhor atriz principal (Frances McDormand) e melhor ator coadjuvante (Woody Harrelson e Sam Rockwell). Com isso, o filme de McDonagh ganha impulso para a corrida ao Oscar e destaca o brilhante trabalho da atriz Frances McDormand.

Os vencedores da 24ª premiação anual do SAG serão anunciados em 21 de janeiro, em Los Angeles, em cerimônia transmitida ao vivo pelos canais TNT e TBS. As indicações do SAG são o segundo maior anúncio da temporada de premiação, que tem seu ponto alto com o Oscar, em março. Embora menos glamourosa que a do Globo de Ouro, a premiação do SAG é vista como uma prévia do Oscar, já que seus membros representam cerca de 1,2 mil dos aproximadamente 6 mil votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Além de Três anúncios para um crime, na disputa pelo prêmio de melhor elenco estão a comédia romântica Doentes de amor, a sátira racial Corra!, a excêntrica comédia dramática Lady Bird: é hora de voar e o drama de direitos civis Mudbound: lágrimas sobre o Mississipi. A forma da água, o aclamado romance fantástico de Guillermo del Toro que se passa nos anos 1960, liderou as indicações ao Globo de Ouro, com sete, mas no SAG conseguiu apenas duas.


TELEVISÃO Na disputa televisiva, três séries estão empatadas no topo com quatro indicações cada: o drama da HBO Big little lies, e – incluindo a indicação de melhor elenco de dublês – o suspense sci-fi da Netflix Stranger things e a comédia sobre luta livre Glow. A Netflix ficou no topo da lista de indicados, com 19 indicações de suas produções, à frente do canal por assinatura HBO (12) e da emissora NBC (3).

Os prêmios estão sendo acompanhados de perto este ano devido ao envolvimento de Hollywood no maior escândalo de má conduta sexual de sua história. Denúncias que vão do assédio ao estupro provocaram a queda de muitos poderosos da indústria, desde o magnata do cinema Harvey Weinstein passando pelos atores Kevin Spacey, Jeffrey Tambor e Louis C.K., ao produtor Brett Ratner. Nenhuma das figuras de Hollywood diretamente envolvida nos escândalos foi mencionada pelo SAG, apesar de a coprotagonista de Spacey em House of cards, Robin Wright, ter sido indicada.

Três anúncios para um crime tem a excelente atuação de Frances McDormand (atriz de Fargo) vivendo uma mãe que quer vingar o estupro e assassinato de sua filha. Indicado em seis categorias do Globo de Ouro, pode ser o principal concorrente no Oscar desde que recebeu o prêmio do público no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro.

Para o prêmio de melhor atriz, McDormand enfrenta Judi Dench (Victoria e Abdul: o confidente da rainha), Sally Hawkins (A forma da água), Margot Robbie (Eu, Tonya) e Saoirse Ronan (Lady Bird – É hora de voar). Na categoria de melhor ator, Timothee Chalamet (Me chame pelo seu nome) disputa com James Franco (Artista do desastre), Daniel Kaluuya (Corra!), Gary Oldman (O destino de uma nação) e Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq.).

MAIS SOBRE CINEMA