Filmes de Belisario Franca são atração de festival em Teófilo Otoni

Cine Pojichá vai exibir Soldados do Araguaia, sobre a guerrilha na Amazônia, e o premiado Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil

por Estado de Minas 24/11/2017 19:26
Globo Filmes/divulgação
Cena do documentário Menino 23 %u2013 Infâncias perdidas no Brasil (foto: Globo Filmes/divulgação)
Os documentários Soldados do Araguaia e Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil, dirigidos por Belisario Franca, integram a programação do festival Cine Pojichá, que será realizado em Teófilo Otoni até 30 de novembro. Participam do evento filmes do Brasil, Argentina, México, Portugal, Estados Unidos, Peru e Chile. A sessão de Soldados do Araguaia está marcada para sábado (25), às 20h. O longa traz a público memórias e traumas de soldados do Exército Brasileiro que combateram a Guerrilha do Araguaia, movimento de esquerda articulado nos anos 1960/1970, na região amazônica, e dizimado pelo governo militar.
 
Menino 23 será exibido na quarta-feira (29), às 20h. O filme mostra a atuação do historiador Sidney Aguilar. Ele descobriu que, nos anos 1930, 50 garotos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda no interior de São Paulo, onde foram submetidos a trabalho escravo, sob ideologia nazista, e identificados por números. O documentário traz depoimento de Argemiro, sobrevivente do projeto. Este ano, o filme levou o prêmio de melhor documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017.

MAIS SOBRE CINEMA