Camila Morgado e Murilo Benício estrelam a comédia 'Divórcio', sobre a tumultuada separação de um casal do interior paulista

Longa foi filmado em Ribeirão Preto (SP) e explora o universo sertanejo

por Pedro Antunes/Estadão Conteúdo Ana Clara Brant 20/09/2017 20:03
Separação, briga de casal e dificuldades em um relacionamento são temas bastante explorados pelo cinema, seja na chave do drama ou da comédia. Em muitos casos, as tramas não escapam dos clichês. É esse o caso de Divórcio, filme do diretor Pedro Amorim (Mato sem cachorro e Superpai) com roteiro de Paulo Cursino (De Pernas pro ar e Até que a sorte nos separe), que estreia hoje nos cinemas.
GUILHERME MAIA/DIVULGAÇÃO
Camila Morgado (Noeli) e Murilo Benício (Júlio) vivem em pé de guerra (foto: GUILHERME MAIA/DIVULGAÇÃO)

No longa filmado em Ribeirão Preto, interior paulista, Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício) são um casal que enriquece quando inventam o molho de tomate Juno (junção dos prenomes do casal), que se torna um fenômeno de vendas. Com o passar dos anos, já donos de uma grande empresa e com muito dinheiro, eles se distanciam. Um incidente na estrada é a gota d’água para a separação. Enquanto busca o melhor advogado para defender seu patrimônio, o ex-casal se envolve em um processo de divórcio cheio de confusões e momentos hilários.

Apesar de sua formação dramática, a atriz Camila Morgado já está se acostumando com os tipos cômicos que vem interpretando no cinema, como em Até que a sorte nos separe 2 e 3 e Bem casados. “Venho do teatro. Então, nos palcos já fiz muita coisa engraçada. Mas o público, em geral, me viu mais em papéis sérios. Por isso, quando sou chamada para fazer algo completamente diferente, acho muito bacana e desafiador. Justamente para a gente não ficar marcada com um tipo só”, diz ela.

Camila diz que esse trabalho especificamente foi uma “delícia”. Não só por estar ao lado de colegas como Murilo Benício e do próprio Pedro Amorim, mas por ser uma trama que se passa no interior. “É um universo bem distante do meu. Nós ficamos imersos em Ribeirão. Tudo foi feito lá. Não tem estúdio, e isso foi muito importante para a criação dos nossos personagens, para fazer o sotaque que é tão característico e sem cair no caricato. Sem contar que o filme revela muito desse ambiente country, que é muito forte no Brasil”, afirma. A atriz chegou a ter aulas de tiro para compor Noeli.

SERTANEJOS A trilha do longa é recheada de sucessos sertanejos, a começar pelo tema dos protagonistas, Evidências, hit de Chitãozinho & Xororó que ganhou nova roupagem na voz da mineira Paula Fernandes. O ator Gustavo Vaz, que vive o cantor sertanejo Catanduva, é um dos destaques do longa. “Acho que o mais interessante deste filme é a gente poder rir da gente mesma, porque mostra que, quando uma pessoa passa por um momento como esse, do divórcio, ela se transforma; não fica racional. Na hora da separação, só ficam o ódio e a raiva e não deve ser assim. Tem que lembrar das coisas boas também. Tratar disso pela comédia é maravilhoso”, opina Camila.

Murilo Benício também ressalta a leveza de Divórcio e diz que aceitou interpretar Júlio porque achava que era uma boa oportunidade de fazer algo relaxado e não se levar tão a sério. “Achei que era o momento certo de fazer. Gostei muito do roteiro e achei o Pedro um diretor muito cuidadoso. É o tipo de comédia que, quando cai nas mãos certas, dá certo”, afirma.

O ator, que demonstra boa sintonia com Camila em cena, diz acreditar que, mesmo em momentos difíceis como a separação, é possível ver um lado positivo e até divertido. “A comédia vem da tragédia; ela é apenas um outro ponto de vista. A magia da comédia é mostrar de uma maneira mais leve essas transformações por que a pessoa passa, a superação”, analisa. Murilo está com outros projetos na telona. Também ao lado de Camila Morgado ele atua em Animal cordial, thriller de Gabriela Amaral Almeida, e está lançando O beijo, inspirado no clássico de Nelson Rodrigues O beijo no asfalto. “Este projeto demorou muito para ser concluído e eu banquei do próprio bolso. Vender Nelson Rodrigues é a coisa mais difícil do mundo, mas O beijo finalmente está aí e estreia no Festival do Rio, agora em outubro”, diz.

Divórcio também tem no elenco Thelmo Fernandes, Luciana Paes, André Mattos, Ângela Dippe, Cynthia Falabella, Bruna Tornarelli, Robson Nunes, Antônio Petrin, Lu Grimaldi, Jonathan Weel e as participações especiais de Sabrina Sato e Paulinho Serra.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE CINEMA