BH tem Mostra Feminista de Cinema com entrada gratuita

Evento promove debate sobre enfrentamento às violências de gênero, o aborto, o feminismo negro e outras questões

por Francelle Marzano 17/05/2017 14:26
Reprodução Facebook
(foto: Reprodução Facebook )
Discutir questões sobre feminismo e empoderamento da mulher nunca esteve tão em evidência. Em Belo Horizonte, a Mostra Feminista de Cinema, no Cine Santa Tereza promete promover o debate sobre diversos temas feministas, como enfrentamento às violências de gênero, o aborto, o feminismo negro, o transfeminismo, a prostituição, dentre outros que historicamente têm pautado as lutas das mulheres.
 
O evento acontece entre hoje, 17 e sábado, 20, e tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos no local, trinta minutos antes do início da sessão de cada dia. Entre as atrações da noite está a exibição de  filmes realizados por mulheres de diversas partes do país, dentre curtas e longas, documentários e obras de ficção, debates, além de sessão destinada ao público infantil.
 
Nesta quarta-feira, 17, o público pode conferir o documentário Meu corpo, minha vida, de Helena Solberg. Logo depois da sessão, haverá um debate com as psicólogas Letícia Gonçalves e Paula Gonzaga. Na quinta-feira, 18, o público curte uma sessão com os curtas Putta, de Lilian de Alcantara, Na Esquina da minha rua favorita com a tua, de Alice Name-Bomtempo e Dandaras: a Força da mulher Quilombola, de Anna Carolina e Amaralina Fernandes. Em seguida acontece o debate com Gisella Lima, mulher trans, negra, militante de Direitos Humanos e ativista LGBT, sócia e voluntária do Instituto Pauline Reichstul, integrante da Rede Afro LGBT Mineira e do Conselho Estadual da Mulher, Daniella Tiffany, mulher negra, integrante do Coletivo Pretas em Movimento e Rosane Pires, produtora cultural. 

Na sexta, a mostra exibe o documentário Precisamos falar do assédio, de Paula Sacchetta, que reúne relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência.

Para fechar a programação, no sábado será exibida a animação e ficção científica Cada um na sua casa. O filme conta a história do planeta Terra que foi invadido pelos Boov, seres extraterrestres que estão em busca de um novo planeta para chamar de lar. Eles convivem pacificamente com os humanos, que não sabem de sua existência. Entretanto, um dia, a jovem adolescente Tip encontra o alien Oh e logo os dois embarcam em uma aventura e aprendem bastante sobre as relações intergalácticas.

A Mostra Feminista de Cinema é realizada pela Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos MG em conjunto com a Coletiva Malva e o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. 

Serviço 
Local: Cine Santa Tereza - Estrela do Sul, 89, Santa Tereza
Dia: Quarta-feira, 17 de maio a sábado, 20 de maio
Horário: 19h
Entrada Gratuita 

MAIS SOBRE CINEMA