Warren Beatty comenta erro durante o Oscar 2017

Ator, que erroneamente anunciou 'La la land' como Melhor Filme, declarou não saber o que aconteceu para ocasionar o erro

por Estado de Minas 27/02/2017 10:13
NBC/Reprodução
Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram 'La la land', mas o vencedor era 'Moonlight'. (foto: NBC/Reprodução)
Na noite do último domingo (26), o público que estava presente no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos, para a cerimônia do Oscar 2017, foi tomado de surpresa durante a entrega do prêmio mais importante da noite. Depois de Warren Beatty e Faye Dunaway anunciarem incorretamente La la land: Cantando estações como vencedor do prêmio de Melhor Filme, o ator declarou não saber o que ocasionou o erro. 

De acordo com a revista People, assim que deixou o palco do Oscar, ele passou pelos bastidores do teatro e disse a um pequeno grupo de repórteres: ''Eu não sei nada... Acho que ninguém sabe. Eu perguntei e não tive uma resposta'', afirmou, ao ser questionado sobre a gafe.

Dunaway anunciou La la land: Cantando estações depois de olhar o cartão que Beatty ficou vários segundos segurando. Somente depois que os produtores começaram a fazer os seus discursos de agradecimento, Moonlight: Sob a luz do luar foi revelado como o vencedor da categoria. 

''Eu li o cartão que estava no envelope'', explicou. ''Eu li, mas não anunciei La la land. Pensei: 'Isso é muito estranho, porque diz Melhor Atriz no cartão'. E supus que talvez houvesse algum erro de impressão''. 

''Como planejado, eu dei para Faye'', acrescentou. ''E isso é tudo o que eu tenho a dizer sobre o assunto.''

Mais cedo, no palco do Oscar, Beatty explicou o ocorrido para o público. ''Eu abri o envelope e ele dizia Emma Stone, La la land. É por isso que eu olhei tanto para Faye e para você. Eu não estava tentando ser engraçado''. 
 
JENKINS Assim que deixou o palco da premiação, o diretor de Moonlight: Sob a luz do luar, Barry Jenkins, falou sobre o erro. ''Eu acho que todos os filmes indicados eram dignos, então eu aceitei os resultados. Aplaudi como todos. Notei a comoção e senti que algo estranho tinha ocorrido'', disse. 

Sobre o real resultado, Jenkins comentou que, apesar da vitória, não era desse jeito que ele imaginava ganhar o Oscar de Melhor Filme. ''Tenho certeza que todos viram a minha cara. Eu estava sem palavras quando revelaram o real resultado. Foi estranho. Eu sempre assisto o Academy Awards e nunca vi algo como esse acontecer antes. Fez de um sentimento especial muito mais especial, mas não do jeito que eu esperava''. 

ATOR COADJUVANTE Mahershala Ali, vencedor na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Moonlight: Sob a luz do luar, afirmou que não se sentiu confortável em subir ao palco e ''tomar'' o prêmio de La la land: Cantando estações. ''Quando Jordan Horowitz disse: 'Moonlight, vocês ganharam', aquilo me assustou um pouco. Na verdade, mais do que um pouco. Eu só não queria subir lá e pegar algo de alguém. E é difícil se sentir feliz em um momento como esse porque você está lá bem na frente deles'', disse. 

O ator acredita que o longa trouxe ''leveza'' para os tempos atuais. ''La la land foi tão bem e ressoou em tanta gente, especialmente hoje em dia quando as pessoas precisam de um senso de leveza, esperança e luz em suas vidas. Esse filme realmente impactou as pessoas de uma maneira diferente de Moonlight. Quando anunciaram, não foi uma surpresa, eu estava feliz por eles.''

Contudo, Mahershala revelou que receber o prêmio de Melhor Filme o deixou bastante contente. ''Eu me sinto muito feliz por todos nós por sairmos do Oscar 2017 com o prêmio de Melhor Filme. É memorável'', finalizou. 

Moonlight: Sob a luz do luar também conquistou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, totalizando três vitórias. Apesar de ser protagonista do momento mais 'vergonhoso' da noite, La la land: Cantando estações não fez feio. O longa de Damien Chazelle conquistou seis prêmios Oscar, incluindo Melhor Direção e Melhor Atriz (Emma Stone). 

 
 

MAIS SOBRE CINEMA