Poloneses fazem 'vaquinha' para dar carro antigo a Tom Hanks

Modelo do Fiat Polski 126p da década de 1970, do qual ator é fã, será enviado para ele em Los Angeles por avião; empresa aérea se dispôs a cobrir os gastos

24/01/2017 17:48

Twitter/Reprodução
Tom Hanks com o modelo Fiat Polski 126p (foto: Twitter/Reprodução)

Tom Hanks pode ter ficado fora do Oscar, embora muitos julguem que ele merecia uma indicação como o protagonista de 'Sully - O herói do rio Hudson', de Clint Eastwood. Mas ele ganhou dos poloneses um belo presente. Fãs no ator norte-americano na Polônia se juntaram para presenteá-lo com um pequeno Fiat Polski 126p, depois que ele declarou seu amor pelo lendário carro da época comunista. Hanks, que esteve de viagem em Budapeste no último outono, se deparou com vários carros deste modelo, apelidado na Polônia de "Maluch" ("O pequeno").


Ele tirou foto com o pequeno carro e publicou no Twitter, afirmando: "Ganhei um carro novo! Hanx". Mas não havia pensado em comprar um. Quando Monika Jaskolska, 42 anos, moradora de Bielsko-Biala, uma cidade do sul da Polônia onde este carro era fabricado, viu as fotos, teve a ideia de presenteá-lo para que soubesse "o que (o carro) representa para os poloneses".


"Para nós, é um carro excepcional. Nós o adoramos. Nos anos 1970 e 1980, os poloneses viviam praticamente dentro dele e faziam tudo com ele. Íamos para a igreja nos casar, saíamos de férias e transportávamos nele os materiais para construir nossas casas", contou Jaskolska.


No sábado passado, após ter recolhido o dinheiro através do Facebook, comprou de um colecionador, por 2 mil euros, um Fiat 126p de 1970. O automóvel foi levado para uma garagem e será transportado de avião até Los Angeles.


A coleta do dinheiro foi um sucesso. Os moradores de Bielsko-Biala, orgulhosos de seu passado, contribuíram, assim como poloneses de outras regiões. Uma companhia aérea financiará seu transporte, os gastos de alfândega e de matrícula. E o dinheiro recolhido que não foi usado para o presente de Tom Hanks será doado para um hospital infantil.


"O importante é que Tom Hanks possa dirigir um Fiat 126p, o que não será fácil, pois ele é um homem muito alto", declarou Jaskolska. Ela conhece de perto as modestas dimensões do carro, pois sua família teve dois. "O sonho seria que ele viesse a Bielsko-Biala um dia", acrescentou.


Cerca de 3,3 milhões destes carros foram produzidos nas fábricas de automóveis de Tychy e Bielsko-Biala. O último saiu em 2000.

MAIS SOBRE CINEMA