'Pequeno segredo' não convence e Brasil está fora da disputa do Oscar

Lista com os nove semi-finalistas a Melhor Filme Estrangeiro foi divulgada pela Academia na noite da última quinta-feira, 15

por Estado de Minas 16/12/2016 10:40
Diamond Films/Reprodução
'Pequeno segredo' desbancou 'Aquarius', mas não convenceu jurados da Academia. (foto: Diamond Films/Reprodução)
Na noite da última quinta-feira, 15, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista com nove filmes pré-selecionados para a disputa de Melhor Filme Estrangeiro. E mais uma vez o Brasil não convenceu os jurados. Pequeno segredo, de David Schurmann, não passou pela primeira fase da seleção e está fora da disputa, depois de ser escolhido em meio a controvérsia envolvendo o prestigiado Aquarius

Na lista de selecionados estão Tanna (Austrália), It's Only the end of the World (Canadá), Land of Mine (Dinamarca) e Toni Erdmann (Alemanha). Completam a seleção The Salesman (Irã), The King's Choice (Noruega), Paradise (Rússia) , A Man Called Ove (Suécia) e My Life as a Zucchini (Suíça). 
 
Destes filmes pré-selecionados serão escolhidos cinco longas, que vão ser anunciados em 24 de janeiro, junto com os demais candidatos às diferentes categorias do Oscar. 

Entre os semi-finalistas, não há nenhum filme latino. Apesar das apostas dos especialistas, Julieta de Pedro Almodóvar e o chileno Neruda de Pablo Larraín não foram indicados, assim como outros filmes latino-americanos que concorriam, como Desierto (México), Desde Allá (Venezuela), Alias María (Colâmbia), Migas de Pan (Uruguai) e El Ciudadano Ilustre (Argentina). 

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Polêmica envolvendo Aquarius 

O longa Pequeno segredo foi escolhido pelo  Brasil para tentar uma vaga na premiação. A escolha foi precedida de uma polêmica envolvendo Aquarius, de Kléber Mendonça Filho. 

Estrelado por Sônia Braga, o longa do diretor pernambucano concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, em maio. Antes da sessão oficial do filme, a equipe fez um protesto contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, classificando-o como ''golpe''. 

Pequeno segredo é um longa de ficção baseado em uma história real ocorrida com a família Schurmann, conhecida por navegar o mundo. A trama se centra na adoção da garotinha soropositiva Kat Schurmann, que também inspirou o livro best-seller homônimo escrito por Heloísa Schurmann.

Uma chance para Sônia Braga

Com a elogiada atuação de Sônia Braga em Aquarius, a distribuidora do filme nos Estados Unidos anunciou, em setembro, que irá tentar fazer com que o filme seja reconhecido pela Academia. 

A Vintagraph Films iniciou uma campanha para que Sônia Braga seja indicada na categoria de Melhor Atriz.
 
O trabalho da atriz, no entanto, já está sendo reconhecido. No último dia 13, Sônia foi eleita melhor atriz pela Associação de Críticos de Cinema de San Diego, desbancando Emma Stone - que atua no celebrado La la land: Cantando estações - e a vencedora do Oscar Natalie Portaman (Jackie). 

MAIS SOBRE CINEMA