'Aquarius' é eleito 4º melhor filme do ano por tradicional publicação francesa

Filme de Kleber Mendonça Filho também conquistou o público argentino durante festival internacional

por Estado de Minas 30/11/2016 13:54
CinemaScópio Produções/Reprodução
'Aquarius' foi o eleito o 4º melhor filme de 2016. (foto: CinemaScópio Produções/Reprodução)

 
A tradicional lista com os melhores filmes do ano segundo a revista francesa Cahiers du Cinéma foi divulgada e o celebrado longa brasileiro Aquarius não ficou de fora. 

O longa-metragem de Kleber Mendonça Filho foi eleito o 4º melhor filme do ano, ficando atrás somente de Demônio de neon, do dinamarquês Nicolas Winding Refn; Elle, de Paul Verhoeven; e da comédia alemã Toni Erdmann, eleito o melhor filme do ano. 
 
Aquarius, que traz Sônia Braga como a protagonista Clara, chegou aos cinemas brasileiros no dia 1º de setembro. Antes disso, o longa foi exibido durante o Festival de Cannes, quando o elenco fez um protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff. 
 
Após o episódio, Aquarius, que era o favorito para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2017, recebeu uma possível retaliação do governo brasileiro, que escolheu o filme Pequeno segredo, de David Schürmann, para representar o país. 
 
Sucesso na Argentina 

Na última segunda-feira, 28, Aquarius foi exibido durante o Festival Internacional de Cinema der Mar del Plata, na Argentina. A exibição contou com uma sala lotada e conquistou o público, que ovacionou o filme de pé. 

Com o sucesso nos principais festivais de cinema do mundo todo, Aquarius já foi adquirido pela Netflix para integrar as ofertas de 2017 do serviço de streaming. O longa também conta com quatro indicações aos prêmios Fênix do cinema ibero-americano, incluindo Melhor Atriz e Melhor Longa-Metragem de Ficção. 

MAIS SOBRE CINEMA