''Nós somos todos africanos'', defende Meryl Streep no Festival de Berlim

Atriz usou frase para defender acusações de falta de diversidade no júri da premiação, presidido por ela e composto somente por pessoas brancas

11/02/2016 16:43

JOHN MACDOUGALL/AFP
Júri: o crítico britânico de cinema Nick James , a fotógrafa francesa Brigitte Lacombe, o ator alemão Lars Eidinger, a atriz Meryl Streep, o ator britânico Clive Owen, o cineasta polaco Malgorzata Szumowska e a atriz italiana Alba Rohrwacher (foto: JOHN MACDOUGALL/AFP)
Meryl Streep é o assunto do momento na rede depois de pronunciar uma frase polêmica durante o Festival de Cinema Internacional de Berlim. “Existe um núcleo da humanidade que viaja através de cada cultura e, além do mais, viemos todos da África, originalmente. Berlinenses, somos todos africanos, realmente", disse ela, como presidente do júri do festival, diante da discussão com a imprensa sobre a falta de diversidade na indústria cinematográfica. Todos os sete jurados do festival são brancos.

A atriz afirmou que está comprometida com a igualdade e destacou a importância da inclusão de mulheres em posição de comando no júri. "Situação pouco comum em grupos de pessoas que tomam decisões", ressaltou.

 

Questionada por um repórter do Egito se ela conhecia o mundo árabe e o Norte da África, Meryl disse que já trabalhou com pessoas de diferentes culturas.

 

No Twitter, o nome da atriz está entre os assuntos mais comentados no mundo e o tema divide opiniões. Alguns fãs defendem Meryl, tentando “destrinchar” o real significado do que  ela falou. Outros se dizem decepcionados e relembram outros casos polêmicos na carreira dela, tal qual se reconhecer como “humanista” e não "feminista", na temporada de lançamento do filme Sufragistas (2015).  

O festival abre hoje e contará com 18 filmes na disputa pela maior premiação, os Ursos de ouro e prata. Trata-se do primeiro grande evento de cinema de 2016.

MAIS SOBRE CINEMA