Filme sobre Marina Abramovic no Brasil vai estrear nos EUA pelo SXSW

Documentário da visita de artista sérvia foi selecionado para a edição do Festival South by South West, um dos mais importantes do país

por Agência Estado 03/02/2016 19:03

O documentário Espaço além - Marina Abramovic e o Brasil, dirigido por Marco Fiol, vai ter sua estreia mundial no festival SXSW 2016 - South By Southwest (SXSW), que será realizado entre 11 e 20 de março em Austin, Texas, nos EUA. O filme chegará aos cinemas brasileiros em maio de 2016.

A produção brasileira foi a única obra estrangeira selecionada para a mostra Documentary Feature Competition do evento, que recebeu 1.013 documentários inscritos.
Casa Redonda/Divulgação
Jornada espiritual e artística de Abramovic incluiu Chapada Diamantina e exposição em São Paulo (foto: Casa Redonda/Divulgação)
A produção ocorreu entre 2012 e 2015 e acompanhou a jornada de arte e espiritualidade da artista sérvia, figura histórica da arte performática mundial, por diversos lugares do País como a Chapada Diamantina, na Bahia; o Vale do Amanhecer, no Distrito Federal; e Abadiânia, em Goiás, onde ela encontrou o médium João de Deus.

 

Por elas

Divulgação
Ficção com tons surreais de Anita Rocha ganha estreia oficial nos EUA pelo festival (foto: Divulgação)
Outro produto nacional selecionado para a edição 2016 do SXSW é Mate-me por favor, estreia em longa-metragem da cineasta Anita Rocha da Silveira. Premiada no Festival Internacional de Cinema de Veneza, a ficção sobre adolescentes da Barra da Tijuca com pulsões de morte fará sua premiére nos EUA pelo festival texano. 

MAIS SOBRE CINEMA