Luta pela sobrevivência é um tema recorrente em filmes de 2015

Situações catastróficas deixam o público tenso e ao mesmo tempo despertam sentimentos de esperança

por Julio Cavani 29/10/2015 11:59
Divulgação
Banderas em 'Os 33'; Damon em 'Perdido em Marte'; DiCaprio em 'O Regresso' e Gyllenhaal em 'Evereste' (foto: Divulgação)
Filmes que retratam a luta pela sobrevivência em condições adversas alimentam sentimentos de esperança no público e são perfeitos para épocas de crise. Nesta quinta, entra em cartaz Os 33, que retrata o drama dos trabalhadores chilenos que ficaram presos em uma mina durante mais de dois meses, com Rodrigo Santoro, Antonio Banderas, Lou Diamond Phillips e Juliette Binoche no elenco. Além dele, pelo menos três lançamentos internacionais levam a temática aos cinemas em 2015 com desdobramentos e abordagens diferentes: Everest, Perdido em Marte e o ainda inédito O regresso.


Evereste
O realismo impressiona na reconstituição da tragédia ocorrida no ponto mais alto do mundo. O público vive momentos de angústia enquanto descobre quem vai morrer e quem sobreviverá.



Perdido em Marte
A ficção científica elabora uma situação ainda impossível, mas plausível, para mostrar como um astronauta preso em Marte pode usar princípios da ciência para obter oxigênio, alimentos e água enquanto espera por um resgate.



O regresso
No novo filme de Alejandro González Iñárritu (vencedor do Oscar em 2015 por Birdman), Leonardo DiCaprio interpreta um homem que sobreviveu após ter sido atacado por um urso e abandonado pelos companheiros em um território selvagem. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para dezembro.
 
 

MAIS SOBRE CINEMA