Intérprete de Spock em 'Star trek', Leonard Nimoy morre aos 83 anos

Ator viveu alienígena nas primeiras temporadas da série, que fez sucesso no final dos anos 1960

por Fernanda Machado , Agência Estado AFP 27/02/2015 14:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Paramount Pictures/Divulgação
Leonard Nimoy como Spock em 'Além da escuridão: Star trek' (2013) (foto: Paramount Pictures/Divulgação)
Morreu nesta sexta-feira, 27, aos 83 anos, o ator norte-americano Leonard Nimoy. Conhecido por interpretar o Sr. Spock no seriado 'Jornada nas estrelas' (1966-1969), o ator foi internado na semana passada, às pressas, em um hospital de Los Angeles — ele morava em Bel Air —, com dores no peito, algo que vinha sendo recorrente no cotidiano de Nimoy, cuja saúde estava bastante debilitada.

De acordo com a esposa dele, Nimoy sofria de uma doença pulmonar grave, em estádio terminal, e obstruía a sua respiração. A doença, COPD, também conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica, é decorrente dos anos dele como fumante. No próprio Twitter, Nimoy havia revelado que abandonou o vício há 30 anos, mas isso não impediu a doença de se espalhar pelo seu pulmão.

 

A última aparição de Nimoy como Spock foi no longa 'Além da escuridão: Star trek', de 2013, quando o veterano contracenou com a versão mais jovem do personagem, interpretada por Zachary Quinto. Companheiro do Capitão Kirk (William Shatner na série dos anos 1960), o personagem é considerado por muitos fãs o mais querido da saga estelar, com bordões como "Vida longa e próspera".

 

Divulgação
Na pele de Spock, Nimoy apresenta a saudação que criou em improviso no estúdio (foto: Divulgação)
Vida longa e próspera

Uma mão erguida com a palma para a frente e o dedo médio separado do anelar: a saudação vulcana, gesto icônico de Spock, é uma das criações de Nimoy que entraram para a história de 'Star trek'. Em entrevista ao site JNS.org em 2013, o ator revelou que inspirou-se em uma tradição religiosa para desenvolver o gesto. "O diretor me perguntou o que eu tinha em mente e eu sugeri o gesto usado pelos cohanim", contou o ator, referindo-se aos sacerdotes que mantêm vivas as tradições religiosas em comunidades judaicas.

 

A posição das mãos que Leonard usou como referência representa, no judaísmo, um momento de benção. Já no universo de 'Star trek', é apresentada como um costume originário do planeta Vulcano, onde Spock nasceu e costuma ser acompanhada do lema "vida longa e próspera". Tanto a saudação quanto a clássica frase surgiram em 'Amok time', primeiro episódio da segunda temporada da série, exibido em 1967. Menos conhecida, a resposta à saudação é "paz e vida longa" — um cumprimento rotineiro nas convenções e conferências de 'trekkers', como se denominam os fãs ardorosos da série.

 

O último tweet

Seguido por mais de um milhão de fãs de 'Jornada nas estrelas', Leonard Nimoy costumava usar o Twitter para se comunicar com trekkers. A última de suas postagens — que já alcançou mais de 70 mil retweets na rede social — diz: “a vida é como um jardim. Pode-se ter momentos perfeitos, mas não preservados, exceto na memória. LLAP”. A sigla, em inglês, diz Live Long and Prosper (Vida longa e próspera), saudação oficial de Star Trek. Outro tweet recente diz: “Não fumem. Eu fumei. Gostaria que nunca tivesse feito isso".

 

REUTERS/Fred Prouser/Files
''Spock é definitivamente um de meus melhores amigos. Quando eu coloco suas orelhas, não é como um dia qualquer. Quando eu me torno Spock, esse dia se torna algo especial'' (foto: REUTERS/Fred Prouser/Files)
Citações memoráveis

Poucas personagens na televisão americana e mundial foram tão marcantes quanto o meio-vulcano, meio-humano Sr. Spock, de "Star trek', mas seu intérprete também era autor de pensamentos admiráveis. A seguir algumas frases, tiradas de 'Jornada nas estrelas' e da vida pessoal do polivalente artista:
 

-- "Sem seguidores, o mal não prospera"  (Spock)

-- "Meus pais vieram para os Estados Unidos como imigrantes (aliens, em inglês), e se tornaram cidadãos americanos. Eu nasci em Boston, fui para Hollywood e me tornei um alien" (Nimoy)

-- "Computadores são excelentes e eficientes serviçais, mas não tenho desejo de servir a eles" (Spock)

-- "A lógica é o início da sabedoria, não o fim" (Nimoy)

-- "Spock é definitivamente um de meus melhores amigos. Quando eu coloco suas orelhas, não é como um dia qualquer. Quando eu me torno Spock, esse dia se torna algo especial" (Nimoy)

-- "A mudança é o processo essencial de toda a existência" (Spock)

-- "Nunca entendi a capacidade feminina de evitar uma resposta direta a uma pergunta" (Spock)

-- "Eu fui e sempre serei seu amigo" (Spock para o capitão Kirk)

-- "Vida longa e próspera" (Spock)

MAIS SOBRE CINEMA