Produtora mineira lança livro sobre cineasta tailandês

Obra sobre Apichatpong Weerasethakul será a primeira em português

por Estado de Minas 02/12/2014 08:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Edésio Ferreira/EM/D. A Press
O diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul ganha livro em português (foto: Edésio Ferreira/EM/D. A Press)
O cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul ganha livro batizado com seu nome realizado pela produtora mineira Zeta Filmes. O lançamento será nesta terça, às 19h30, no Oi Futuro, com direito à exibição de 'Hotel Mekong', cultuado longa do artista. O livro, que pretende se tornar referência sobre Apichatpong, integra a Coleção Oi Futuro de Arte e Tecnologia (em parceria com a Editora Iluminuras) e é a primeira lançada em português sobre o diretor, reconhecido pela sua originalidade.

Em 2012, Apichatpong fez a première de 'Hotel Mekong' em uma exibição especial no Festival de Cannes. A partir do filme, a Zeta Filmes realizou exposições, com a presença de Apichatpong, em BH (2013) e no Rio (2013/2014) apresentando a relação de 'Hotel Mekong' com seus outros filmes: 'Cactus River' (2012), 'Cinzas' (2012), 'Uma carta para o tio Boonmee' (2009), 'Vampiro' (2008), 'Pessoas luminosas' (2007), 'Esmeralda' (2007) e 'O hino' (2006).

Organizadoras da publicação, Daniela Azzi e Francesa Azzi, explicam que o livro é o resultado das mostras e vai além, reunindo artigos de curadores e teóricos e texto do próprio artista. A publicação reúne também a filmografia com sinopses e descrições de cerca de 34 filmes e curtas, além de seleção de instalações que Apichatpong realizou nos últimos 20 anos.

Apichatpong Weerasethakul
Lançamento do livro da Coleção Oi Futuro de Arte e Tecnologia (Editora Iluminuras, 232 páginas) sobre o artista tailandês, organizado por Daniella Azzi e Francesca Azzi. Nesta terça, às 19h30. Multiepsaço Oi Futuro, Av. Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras.

MAIS SOBRE CINEMA