Shia LaBeouf conta que precisou mostrar o pênis para entrar no elenco de 'Ninfomaníaca'

Longa de Lars Von Trier com cenas de sexo explícito chega ao Brasil dividido em dois volumes; primeira parte estreia na próxima sexta-feira, 10

por Bossuet Alvim 06/01/2014 16:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Youtube/Reprodução
LaBeouf elogia Lars Von Trier: ''a pior parte de seu trabalho é melhor que meus melhores sonhos'' (foto: Youtube/Reprodução)
A inclusão no elenco de 'Ninfomaníaca' realizou o sonho de Shia LaBeouf, que ansiava por trabalhar com o cineasta Lars Von Trier, mas também envolveu um desafio para o norte-americano. De acordo com o ator, a equipe do diretor dinamarquês solicitou que o jovem abrisse sua intimidade antes de confirmá-lo como um dos escalados para o longa. "A primeira demanda, não do Lars, mas da produção, eram fotos do meu pênis", revelou Shia em uma entrevista promocional do filme, que chega aos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira, 10.

 

Veja fotos de 'Ninfomaníaca'

 

Aos 27 anos, o astro da franquia 'Transformers' conta que recebeu com a alegria de um fã o convite para trabalhar com Von Trier. "Eu sabia que ele estava fazendo um filme, você sempre sabe quando seus artistas favoritos estão trabalhando", comentou LaBeouf.

 

"Eu já sabia que não existem grandes oportunidades em filmes do Lars para um homem", ele admite, referindo-se à força de protagonistas femininas na obra do diretor, como Selma, de 'Dançando no escuro' (2000), Grace, de 'Dogville' (2003) e Justine em 'Melancholia' (2011).

 

Contudo, Shia topou a escalação sem receio. "Eu confiei em Lars porque a pior parte de seu trabalho é melhor do que meus melhores sonhos", justifica o ator, que dá vida a Jêrome no longa. O rapaz é uma das primeiras obsessões de Joe, interpretada por Charlotte Gainsbourg e Stacy Martin.

 

Coube a LaBeouf o papel do homem que tira a virgindade da protagonista, uma viciada em sexo que reconta suas aventuras sexuais e crises emocionais a um homem de meia-idade (Stellan Skarsgård).

 

Zentropa Pictures/Divulgação
Shia e Charlotte Gainsbourg em pôster de 'Ninfomaníaca', que chega ao Brasil em 10 de janeiro (foto: Zentropa Pictures/Divulgação)
Jêrome

Para Shia, Jêrome padece de um isolamento equivalente à narradora Joe. "Ele está tão distante do amor quanto ela, mas por diferentes motivos", explica o ator. "É um homem pequeno, não fisicamente, mas em termos de sua inabilidade para sentir empatia por outras pessoas", observa. As características negativas do personagem — "um egoísta", nas palavras de seu intérprete — não diminuíram a experiência para LaBeouf de atuar em uma produção do ídolo. "Todas as cenas que eu li com Jêrome eram poderosas", ele comenta.

 

Zentropa Pictures/Divulgação
Shia como Jêrome: personagem tira a virgindade da protagonista Joe no drama sexual de Von Trier (foto: Zentropa Pictures/Divulgação)
Desafio no set

Filmado entre agosto e novembro de 2012 em locações entre Alemanha e Bélgica, 'Ninfomaníaca' também exigiu de LaBeouf esforços na compreensão do texto. "Ele não escreve em inglês", afirma o ator sobre o dinamarquês Lars Von Trier, que além da direção também assina o roteiro do drama. "Há coisas que se perdem na tradução, como piadas do cotidiano. Não acho que eu tenha entendido tudo", assume Shia.

 

A complexidade também se estendeu à simbologia, um recurso recorrente na obra do cineasta. "Não tinha ideia do que eram os ângulos, a numerologia", observa o ator norte-americano. "Agora que assisti o filme, tudo faz sentido", ele ressalta.

 

Sexo na telona

As cenas de sexo explícito em 'Ninfomaníaca' foram gravadas com a ajuda de atores pornô, revelou a produtora Louise Vesth em entrevista durante o Festival de Cannes no ano passado. Imagens como as performances sexuais de Jêrome e Joe foram filmadas de modo a usar os corpos de LaBeouf e Gainsbourg da cintura para cima, e dos profissionais de filmes adultos da cintura para baixo.

 

Se a escolha de atores para 'Ninfomaníaca' levou em conta a desinibição dos artistas envolvidos, Shia LaBeouf já havia provado descontração no vídeo de 'Fjögur píanó', da banda islandesa Sigur Rós. Lançado em junho de 2012, o clipe conta com cenas de nudez do ator. A performance teria influenciado Lars Von Trier na seleção do intérprete de Jêrome. "Alguém mostrou a ele o vídeo do Sigur Rós", conta Shia.

 

O convite teria chegado a LaBeouf na forma de uma mensagem desafiadora. "A carta dizia: 'você topa?'", ele recorda. "O primeiro teste seria algo como 'quanto tempo vai levar para ele mandar a foto de seu pinto pela internet?'", ironiza. "A resposta foi 20 minutos", completa Shia.

 

Confira o trailer da primeira parte de 'Ninfomaníaca':

 



MAIS SOBRE CINEMA