Chega aos cinemas 'A vida secreta de Walter Mitty', com Ben Stiller

Roteiro mistura elementos de aventura e fantasia de um cara que sonha acordado

por Carolina Braga 20/12/2013 09:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fox Filmes/Divulgação
(foto: Fox Filmes/Divulgação)
Para certos atores a principal missão parece ser se livrar da imagem que eles mesmos ajudaram a construir. Jim Carrey, por exemplo, penou para conseguir tirar o estigma de bobalhão e provou talento para o drama com longas como 'Brilho eterno de uma mente sem lembranças' e até mesmo 'O show de Truman' (1998), que, aliás, foi o que inaugurou esse gênero na carreira dele. Ben Stiller persegue o mesmo caminho e é no novo 'A vida secreta de Walter Mitty' que ele se posiciona de modo claro.


Stiller não apenas protagoniza o longa, como repete a experiência de direção – dirigiu anteriormente em 'Trovão tropical' (2008) e 'Zoolander' (2001), ambos voltados para o riso fácil, entre outros. Desta vez, se é para haver comédia, que ela esteja em planos distantes da trama principal. O ator interpreta Walter Mitty, o responsável pelo departamento de fotografia de uma revista norte-americana de grande circulação. Homem tímido e metódico, nosso primeiro contato com ele se dá enquanto preenche o formulário em um site de relacionamento amoroso. Não que haja algo de romance no enredo.

É que Walter Mitty tem o perfil praticamente ignorado na rede por deixar em branco perguntas consideradas determinantes. Tipo: “Você já fez algo extraordinário na vida?”. Na realidade não, mas na imaginação sim, muito. O que ele é, na verdade, não condiz com o QUE gostaria de ser. Mitty mais sonha acordado do que realmente vive. Em cada viagem, vira herói, aventureiro, vencedor, conquistador.

As coisas mudam de rumo quando, às vésperas do fechamento da última edição impressa da revista, o funcionário dedicado não consegue encontrar o negativo da foto desejada para a capa. É aí que a lacuna do site passa a fazer mais sentido para Walter.

O roteiro de Steve Conrad ('À procura da felicidade') mistura elementos de aventura e fantasia numa busca desenfreada atrás do fotógrafo responsável pela imagem. No caso, Sean O'Connell (Sean Penn em uma nítida participação afetiva). É quando Walter se encontra com o extraordinário que também pode fazer parte da vida.

O humor em 'A vida secreta de Walter Mitty' aparece nas bordas. Está camuflado nas brincadeiras com filmes como 'Matrix' (1999) , 'O curioso caso de Benjamim Button' (2008) e até nas corridas intermináveis de 'Forest Gump' (1994). Até Major Tom, personagem de David Bowie em 'Space oddity' tem sua importância na trama. Embora a história tenha lá suas reviravoltas maluconas, Ben Stiller é preciso na elaboração desse homem em busca de si mesmo.

Assista o trailer de 'A vida secreta de Walter Mitty':

MAIS SOBRE CINEMA