Diretor mineiro Geraldo Veloso vira personagem em curta de Fábio Carvalho

"Ele integra o grupo de realizadores que, por meio da produção marginal, fez avançar o pensamento cinematográfico", explica o diretor da produção

por Walter Sebastião 04/09/2013 09:18

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fábio Carvalho/divulgação
(foto: Fábio Carvalho/divulgação)
Um personagem ilustre do cinema de BH ganha belo retrato: Geraldo Veloso, diretor, crítico, ensaísta e curador. Ele é personagem do curta 'O tempo do corte', de Fábio Carvalho, que será lançado nesta quarta-feira, no Sesc Palladium.


Não se trata de uma produção tradicional. Geraldo assiste à entrevista que concedeu a Carvalho nos anos 1990. Imagens de 'Toda memória de Minas' (1978), dirigido pelo entrevistado, são intercaladas com suas falas. Além de lançar os filmes 'Perdidos e malditos', 'Homo sapiens' e 'O circo das qualidades humanas', Veloso integrou o respeitado Centro de Estudos Cinematográficos (CEC).


Ao rever a entrevista de 1999, Veloso se surpreendeu. “Ele riu, ficou sério, encabulado, às vezes contestava o que havia dito. Como tem memória incrível e, apesar de mineiro, falar tanto quanto baiano, apresentou novas considerações com enorme riqueza de detalhes. Pode-se até discordar do que ele diz, mas ouvir Geraldo Veloso é muito bom”, observa Fábio.


O diretor diz que seu curta discute o fazer cinematográfico. “Geraldo representa o pensamento crítico mineiro. Seu olhar é formado pela história do cinema mundial, clássico. Ele integra o grupo de realizadores que, por meio da produção marginal, fez avançar o pensamento cinematográfico, trazendo essa arte para a modernidade e o contexto urbano”, explica. Carvalho se identifica com a linguagem livre e experimental dos independentes dos anos 1970. Aliás, tornou-se cineasta graças a eles.


A fotografia de 'O tempo do corte' é do arquiteto João Diniz, que estreia na função. Isabel Lacerda cuidou da montagem. Em 25 anos de carreira, Fábio Carvalho dirigiu dois longas e cerca de 40 curtas. No momento, ele conclui o longa 'Cinema nunca mais' e monta 'Jimi Hendrix e a fonoaudióloga'.

 

TEMPO DO CORTE
Curta dirigido por Fábio Carvalho

Lançamento nesta quarta-feira, às 19h

Local: Sesc Palladium

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro

Entrada franca



MAIS SOBRE CINEMA