Comédias eróticas que fizeram história no cinema brasileiro ganham edição em DVD

Obras de Carlo Mossy ajudaram a definir um gênero nos anos de 1970 e 1980

por Estado de Minas 14/07/2013 10:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
TV Brasil/Divulgação
Aos 67, diretor desfruta de reconhecimento tardio (foto: TV Brasil/Divulgação)
Gênero de grande representatividade no cinema nacional, a comédia erótica tem tido verdadeiro revival, nos últimos anos, na programação do Canal Brasil (TV paga). Agora, a emissora acaba de lançar pelo selo Coleção Canal Brasil alguns dos principais filmes do diretor e ator Carlo Mossy, realizados nas décadas de 1970 e 80: 'Giselle', 'Como é boa nossa empregada', 'Essa gostosa brincadeira a dois', 'Ódio' e 'O sequestro'. A proposta é permitir que filmes históricos sejam resgatados e conhecidos pelos cinéfilos.

Tanto 'Giselle' quanto 'Como é boa nossa empregada' fazem parte da era de ouro das comédias eróticas no Brasil, ao lado de 'Essa gostosa brincadeira a dois', que tinha a então jovem Vera Fischer no elenco. Já os outros dois lançamentos mostram outra faceta de Mossy: 'Ódio', drama inspirado na estética dos anos 1950 e na escritora feminista Simone de Beauvoir, e 'O sequestro', filme policial, gênero pelo qual Mossy também se aventurou.

Mossy nasceu Moisés Abrão Goldszal, em Telavive, Israel. Filho de pais poloneses refugiados na Segunda Guerra, chegou ao Brasil aos 4 anos e, adolescente, viu sua vida mudar quando salvou um milionário francês que se afogava na praia em frente ao Copacabana Palace. Como recompensa, ganhou um passaporte para estudar na Europa durante três anos. Quando retornou ao Brasil, já no fim da década de 1960, fez sua estreia como ator em 'Copacabana me engana', de 1968.

Também produtor, roteirista e diretor, ele esteve envolvido em mais de 40 filmes, inclusive alguns infantis, e, recentemente, foi descoberto pelas novelas e minisséries, caso de 'Brasileiras' e 'Páginas da vida'. O pacote com DVDs com os cinco filmes já está à venda.

MAIS SOBRE CINEMA