Wagner Moura volta aos cinemas com o road-movie sentimental

'A busca' estreia no dia 15 de março nos cinemas

por Vitória Maciel 04/03/2013 17:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Divulgação
Astro de 'Tropa de Elite' retorna às telas como um pai à procura do filho (foto: Divulgação)
O ator Wagner Moura deu um tempo nas gravações de filmes e especiais para televisão para promover o novo filme brasileiro estrelado por ele, 'A busca'. Produzido pela O2 filmes, o primeiro longa-metragem de ficção dirigido por Luciano Moura é um roadmovie sentimental, narrando a trajetória de um casal em crise, interpretado por Moura e pela atriz Mariana Lima, cujo filho de 15 anos desaparece durante o processo de divórcio do casal.

O cinema de estrada percorrida a bordo de uma Tucson foi uma das últimas produções financiadas pelo Polo de Cinema de Paulínea - interior de São Paulo - e guarda pretensões bem modestas. Não há a busca pela representação de um Brasil interiorano, mas a narrativa de um história pessoal, centrada em um núcleo familiar de classe média apenas.

 

Um dos produtores mais bem sucedidos do Brasil registrando a marca de 12 milhões de espectadores de Tropa de elite 2 (filme que Moura estrelou e produziu), o intérprete baiano “O fato de 'A busca' ter levado o prêmio de público no Festival do Rio do ano passado me deixa muito tranquilo. Esse filme não se enquadra em um gênero apenas e a gente precisa, no Brasil, tentar se aproximar das plateias, ainda estamos engatinhando nesse sentido. Gosto do exemplo de 'O palhaço'. Acho que o filme fez aquele sucesso todo por comunicar com muitas pessoas. Espero que esse filme encontre o público do tamanho dele”, projetou Moura, sem entregar números de expectativa. O título será lançado com 180 cópias. Número bem abaixo das 700 salas de 'De pernas pro ar 2', de Roberto Santucci e bem acima do pernambucano 'O som ao redor', de Kleber Mendonça Filho, lançado em dezenas de espaços apenas. Portanto, 'A busca' deverá ter um lançamento apenas médio.

O roteiro, escrito em parceria entre o diretor e a roteirista Elena Soares, tenta operar como um thriller dramátio em que as obstruções da procura de um pai pelo filho adolescente que deixou a casa voluntariamente impõe uma jornada de mudança para ambos. “É a filosofia do 'Procurando Nemo'”, classificou o protagonista , o ator Wagner Moura, que está em pelo menos 90% da projeção desacompanhado da família da ficção. “O que eu acho mais bonito nesse roteiro é que ele descobre quem é o filho por meio da ausência do rapaz. Isso me chamou muita atenção no projeto”, confessou. A atriz Mariana Lima, que faz a personagem Branca, mãe do rapaz, não se sentiu exatamente desconfortável no papel. “Eu sempre faço personagens com forte carga dramática. Mas no caso o mais difícil foi me colocar na situação desta mulher tão próxima de mim, eu também sou mãe, e ao mesmo tempo tão diferente”, comparou.

O papel do filho do casal em crise marca a estreia no cinema do filho do cantor Arnaldo Antunes, Brás Moreau Antunes. O adolescente foi escolhido entre vários candidatos e garante não ter havido a influência do pai roqueiro na escolha. “Coincidentemente, o filme é sobre um pai em busca do filho mas não usei a influência do meu próprio pai na construção do personagem”, salientou o novo ator. Brás demonstrou ter outras aptidões artísticas, assinando a coautoria, ao lado do pai compositor, da canção incluída na trilha sonora do filme, 'Olha pra mim'. 'A busca' tem previsão de estreia para 15 de março.

 

Assista ao trailer do filme:

 

MAIS SOBRE CINEMA